A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a fabricante brasileira de aviões Embraer farão um estudo detalhado sobre a possibilidade de o 5G, a quinta geração de telefonia móvel, interferir nos sistemas de navegação de aviões no país .
Há uma suspeita de que seria possível uma interferência do sinal do 5G nos sistemas de aproximação de aeronaves de aeroportos, o que poderia reduzir a segurança das operações, particularmente aterrissagens guiadas por aparelhos.
A preocupação está nos altímetros que operam por rádio nas aeronaves e que usam frequências próximas às usadas pelo 5G.
Trata-se dos equipamentos que calculam a distância exata do avião em relação ao solo, usados especialmente em operações de pouso por instrumentos, quando o piloto não tem visibilidade total da pista, para evitar acidentes e colisões. Frequências são como avenidas por onde transitam dados.
Recentemente, operadoras de telefonia dos Estados Unidos seguiram o mesmo caminho , adiando uma nova faixa do 5G temendo pela segurança dos voos.