A Microsoft Corp anunciou nesta terça-feira (18) a compra da Activision Blizzard, fabricante dos jogos "Call of Duty" e "Candy Crush'', por US$ 68,7 bilhões em dinheiro, o maior negócio no setor tornando a fabricante do Xbox a terceira maior empresa de games em receita.
A oferta da Microsoft de US$ 95 por ação tem um prêmio de 45% em relação ao fechamento da Activision na sexta-feira (14). As ações da Activision subiram quase 38%, a US$ 65,39, nas negociações de pré-mercado antes de serem interrompidas com a divulgação do negócio.
Já as ações da Microsoft caíram mais de 2% após o anúncio. Esta seria a maior aquisição da Microsoft até o momento, seguida pela compra do LinkedIn, em 2016, por US$ 26,2 bilhões, segundo o The Wall Street Journal.
"Os jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas hoje e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas metaverso", disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em comunicado.
De acordo o WSJ, a Activision esteve envolvida em controvérsias nos últimos meses após relatos de má conduta e assédio sexual entre os executivos da empresa. Na segunda-feira (17), a companhia disse que demitiu dezenas de executivos após uma investigação.
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Sob o acordo, Bobby Kotick, que enfrentou pedidos para se demitir devido aos problemas culturais em sua empresa, permanecerá como o CEO da Activision durante a transição.
A biblioteca de jogos da Activision, como "Call of Duty" e "Overwatch", também dá à plataforma de jogos Xbox, da Microsoft, uma vantagem sobre o PlayStation, da Sony, que há anos desfruta de um fluxo mais constante de jogos exclusivos.
A demanda por videogames aumentou durante a pandemia, à medida que os consumidores presos em casa buscavam mais jogos para se divertir.
Na semana passada, a editora de videogames rival Take-Two Interactive comprou a Zynga, criadora de "FarmVille", em um acordo de US$ 11 bilhões em dinheiro e ações, marcando uma das maiores aquisições do setor de todos os tempos.