A marca chinesa TCL, que vem ampliando seu portfólio de smartphones no Brasil, lançou no final do ano passado o TCL 20B, um smartphone intermediário com câmera de 50 MP.
Testei o celular e te conto todos os detalhes sobre ele neste review. A primeira impressão sobre o TCL 20B é muito boa: design bonito, leveza, desbloqueio rápido e interface amigável. Depois de usá-lo por um tempo, porém, o processamento pode decepcionar.
Especificações do TCL 20B
- Tela: 6.52" com resolução HD+
- Processador: MediaTek MTK6762D
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento: 64 GB
- Bateria: 4.000 mAh
- Câmera traseira: 50 MP + 2 MP
- Câmera frontal: 8 MP
- Sistema operacional: Android 11
TCL 20B causa boa primeira impressão
Logo que peguei o TCL 20B, o design me agradou bastante. O celular não traz nada de muito inovador, mas tem características muito boas: cor bonita, sensor de impressão digital em lugar confortável, leveza e tamanho que encaixa na mão.
No Brasil, o TCL 20B é vendido apenas na cor Space Gray, um cinza que, dependendo da iluminação, pode ficar azul ou preto. O efeito na parte traseira causado pela cor e pelo brilho do celular é bastante bonito. O sensor de impressão digital fica no centro na parte superior, perto do conjunto de duas câmeras, que fica em relevo do lado esquerdo.
O smartphone é bastante leve e de tamanho confortável. O brilho na parte traseira suja fácil, mas o celular não escorrega das mãos - o que é ótimo para os desastrados como eu. Mesmo assim, acabei derrubando ele no chão de costas, e ele sequer arranhou - ponto positivo para a resistência.
Na lateral esquerda, o TCL 20B tem um botão dedicado para a Google Assistente. O recurso é indiferente para mim, mas pode ser interessante para quem usa bastante a assistente de voz. Na frente, a câmera fica em um notch em formato de gota no centro da tela, que não é infinita, já que o display tem uma barra preta na parte inferior.
Um intermediário comum
Nas primeiras ações, o TCL 20B continua agradando. O desbloqueio, tanto por impressão digital quanto por reconhecimento facial, é rápido, e a interface do celular é amigável.
Baseada no Android, a interface da TCL é bastante limpa, com ícones arredondados e barra de ferramentas personalizável. Como ponto negativo, o smartphone vem com muitos aplicativos pré-instalados, a maioria deles do Google.
Para a tela, a TCL anuncia uma ferramenta chamada NXTVISION, que promete deixar as imagens mais claras, intensas e brilhantes. A diferença pode ser percebida em uma comparação mais minuciosa mas, no cotidiano, para assistir vídeos e mexer nas redes sociais, o recurso não traz um resultado tão expressivo, passando despercebido.
Na primeira impressão, o TCL 20B se comporta como um celular intermediário padrão: não tem nada de muito ruim, nem nada de muito bom.
Desempenho decepciona
Quando o uso do celular se torna mais frequente, porém, o desempenho decepciona. O processador da MediaTek, acompanhado de 4 GB de memória RAM, não dão conta de muito mais do que aplicativos comuns, jogos leves e redes sociais.
Um teste que sempre faço em reviews é tentar jogar Asphalt 9, que é um jogo mais "pesado". Geralmente, celulares intermediários não têm o melhor desempenho possível neste game, apresentando imagens mais lentas, o que é natural. No caso do TCL 20B, porém, o jogo sequer rodou.
Na primeira tentativa, o game travou, continuando a rodar apenas a música de fundo. Depois de fechar o aplicativo e abrir de novo, consegui completar a partida em uma segunda tentativa, mas com as imagens apresentando alguns travamentos.
Leia Também
Leia Também
Para vídeos em plataformas de streaming, o TCL 20B desempenha bem, mas o som e a imagem não são os melhores. Em resumo, no que diz respeito ao processamento, o smartphone é um intermediário mais básico, que não cumpre muito bem com tarefas mais complexas. Para quem tem um uso mais leve, com aplicativos simples e redes sociais, o modelo dá conta.
Leia Também
Já sobre a bateria, os 4.000 mAh conseguem fazer o celular durar o dia todo longe da tomada, pensando neste uso mais leve. Na hora de carregar, porém, o smartphone ficou mais de duas horas na tomada para completar a carga.
Câmera boa, com destaque para o modo retrato
No que diz respeito à câmera, o principal destaque do TCL 20B, na minha opinião, é o modo retrato. O dispositivo borra o fundo das fotos sem exageros e contorna bem o rosto em destaque. Confira a seguir a comparação:
No mais, a câmera é boa, mas não impressionante. Na traseira, há uma lente de 50 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. Na parte frontal, a câmera é de 8 MP. Tanto câmera traseira quanto frontal fazem boas imagens no modo automático.
Na câmera principal, o zoom não é tão bom, deixando a imagem estourada, mas a opção de usar a resolução máxima, de 50 MP, deixa as fotos bastante nítidas.
A câmera traseira ainda têm alguns efeitos, como longa exposição para capturar luzes e objetos em movimento. Essas ferramentas funcionam bem para quem gosta de explorar mais a câmera do celular. A seguir, confira duas imagens feitas usando a câmera automática, uma noturna e outra diurna:
TCL 20B é uma boa compra?
Para decidir se um smartphone é bom, ou não, é sempre importante avaliar o usuário. Se você procura um celular que atenda um uso mais completo, com jogos e vídeo pesados, este não é o caso.
Mas se você procura um celular bonito, que faz fotos boas e dá conta de um uso mais leve, este pode ser uma boa opção. O problema, no entanto, está no preço. O TCL 20B custa, na loja oficial, R$ 1,8 mil. Por menos, dá para encontrar celulares com desempenho similar; e pelo mesmo preço, modelos mais avançados.
O Realme C21Y , por exemplo, é um modelo mais básico, que custa pouco mais de R$ 1 mil, mas que, na prática, desempenha tão bem quanto o TCL 20B. Na mesma faixa de preço do smartphone da TCL, dá para encontrar o Galaxy A52, da Samsung, por exemplo, que tem um desempenho bastante superior.
Também na mesma faixa de preço, estão o Poco M3 Pro 5G, da Xiaomi, e o Moto G9 Plus, da Motorola, que trazem características mais avançadas - como 5G e bateria de 5.000 mAh, respectivamente.