Enquanto a Apple se planeja para lançar um óculos de realidade virtual ou aumentada, ainda sem data divulgada, novas referências a um sistema operacional exclusivo para dispositivos deste tipo foram encontradas.
De acordo com o portal 9to5Mac, desenvolvedores encontraram referências ao chamado realityOS em repositórios do GitHub e na própria App Store. Esta não é a primeira vez que o sistema operacional vem à tona, já que em 2017 a Bloomberg descobriu vestígios sobre ele com o nome de rOS.
Segundo as descobertas, o realityOS é baseado no próprio iOS, o sistema operacional da Apple para iPhones. O software seria usado em óculos de realidade virtual e aumentada da marca, que há muitos anos são especulados.
Há alguns meses, a analista Ming-chi Kuo afirmou que o primeiro dispositivo do tipo chegaria ainda neste ano com o mesmo poder computacional de um MacBook M1. Os óculos teriam uma plataforma autônoma, o que justifica um sistema operacional próprio.
De acordo com a Bloomberg, a Apple não deve lançar os óculos até 2023, já que ela vem enfrentando problemas com superaquecimento, câmeras e software, que atrasam o projeto. Nenhuma informação oficial foi divulgada pela Apple.