Conheça o novo golpe no WhatsApp
Unsplash/Mourizal Zativa
Conheça o novo golpe no WhatsApp

Em um novo golpe no WhatsApp, cibercriminosos se passam por outras pessoas para supostamente vender dólares. O golpe foi descoberto pela empresa de cibersegurança ESET na Argentina, mas pode chegar ao Brasil.

De acordo com a ESET, os cibercriminosos se passam por outra pessoa utilizando foto e nome iguais no WhatsApp. Em seguida, eles entram em contato com pessoas próximas à vítima que teve o perfil copiado e iniciam uma conversa.

Depois de trocar algumas mensagens, o cibercriminoso pergunta se a pessoa conhece alguém que gostaria de comprar dólares. Se a vítima aceitar a compra, o golpe está completo, já que ela terá o dinheiro roubado.

A fraude é bastante parecida com uma aplicada no Brasil, na qual os golpistas se passam por outras pessoas para pedir dinheiro emprestado. A principal dica para quem é contatado por uma pessoa dizendo que mudou de número é se certificar de que isso é verdade - fazendo uma ligação, por exemplo - antes de transferir qualquer quantia em dinheiro. Na dúvida, a orientação é não enviar qualquer informação ou quantia.

Leia Também

Do lado de quem teve o perfil copiado, fica a dúvida de como os cibercriminosos conseguiram acesso aos contatos. A ESET afirma que o roubo da lista de contatos pode ser feito através de atauqes de phishing , ou seja, quando o usuário acredita em um e-mail ou mensagem falsos, clica em um link e acaba passando seus dados pessoais.

"Um dos principais aspectos desse golpe, e que muitos usuários desconhecem, é como é fácil obter contatos sincronizados fazendo login em uma conta de e-mail. No caso de uma conta Google, por exemplo, basta procurar o submenu Contatos dentro do Gmail. Dentro dele, você pode não apenas visualizar todos os contatos sincronizados com seus números e nomes atribuídos, mas também exportá-los em um formato ideal para esse tipo de ataque", afirma Martina Lopez, Investigadora de Segurança da Informática da ESET América Latina.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários