Celular é a único forma de acesso à internet para parte da população
Unsplash/ROBIN WORRALL
Celular é a único forma de acesso à internet para parte da população

77% dos usuários de internet das classes D e E acessam a rede apenas através do celular, revelou a 4ª edição do Painel TIC Covid-19, pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e divulgada nesta terça-feira (5).

Nas classes A, B e C, o acesso através do computador é maior. 93% dos internautas das classes A e B acessam a internet pelo dispositivo, assim como 56% dos usuários da classe C. No geral, 54% dos internautas brasileiros utilizam a rede pelo computador e 64% pela televisão.

Apesar de baixa, a taxa de usuários das classes D e E que utilizam o computador cresceu nos últimos anos. Na pesquisa TIC Domicílios 2019, 14% utilizavam o dispositivo, número que subiu para 22%.

No que diz respeito às compras pela internet, a pesquisa também revelou desigualdades. Enquanto 81% dos usuários da internet das classes A e B disseram ter comprado produtos ou serviços online, apenas 30% dos internautas das classes D e E fizeram o mesmo.

A desigualdade no acesso à internet também fica evidenciada quando o assunto é educação. Dentre as pessoas que frequentam a escola ou a universidade, 14% dos internautas das classes D e E acessaram as aulas remotas através do computador, contra 79% dos membros das classes A e B. Além disso, 14% dos entrevistados das classes A e B disseram ter comprado um computador novo durante a pandemia de Covid-19.

A pesquisa entrevistou de forma online 5.552 usuários da internet com 16 anos ou mais durante os dias 15 e 30 de julho de 2021.

** Dimítria Coutinho atua cobrindo tecnologia há cinco anos, se dedicando também a assuntos econômicos. Antes de trabalhar no iG, era repórter do Ada, um portal de tecnologia voltado para o público feminino. É jornalista formada pela Universidade de São Paulo com passagem pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!