5G não é só para smartphone: tablets, relógios, carros e até óculos terão novas propriedades
Agência Brasil
5G não é só para smartphone: tablets, relógios, carros e até óculos terão novas propriedades

Nas lojas das operadoras de telefonia e do varejo em geral, a  rede 5G vai trazer uma série de novos produtos que vão além do smartphone. Óculos que une realidade física e virtual, relógios inteligentes, tablets e computadores ganharão novas funções e propriedades com a quinta geração de telefonia, que estreou nesta quarta-feira (6) no país por Brasília.

A lista de itens que ganharão versões conectadas não para de crescer, numa indicação do potencial de inovação que o 5G e sua alta velocidade de conexão (estimada em cem vezes a do atual 4G) tem para turbinar negócios e gerar inovações em diferentes segmentos industriais.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

As operadoras de telefonia já miram a indústria automobilística, com a previsão de carros conectados com chips e processadores compatíveis com o 5G a partir de 2024.

Segundo Silmar Palmeira, diretor Sênior de Produtos para Qualcomm na América Latina, o 5G não envolve apenas aparelhos como celulares. A tecnologia vai impulsionar novos usos, por isso a necessidade de criação de novos dispositivos, diz o executivo da fabricante americana de semicondutores.

Uma das principais apostas de teles e fabricantes de equipamentos são os óculos, tido como primordiais para alavancar a indústria de games e entretenimento em meio ao desenvolvimento de novas tecnologias da chamada Internet 3.0, como o metaverso (ambiente que une experiências reais e virtuais).

A Qualcomm anunciou recentemente o XR2, óculos sem fio de realidade estendida (unindo realidade aumentada e virtual) que deve ser lançado com Motorola, Xiaomi e Realme. O dispositivo tem sistema computacional na nuvem e pode funcionar tanto em conjunto com smartphones como computadores.

Além de microfone, o modelo tem sistema de sensores inteligentes de rastreamento com movimentos de cabeça e de mão com reconhecimento de gestos. As lentes, por exemplo, fazem escaneamento de ambiente e simulação em 3D.

"O 5G tem menor latência, e isso aumenta a confiabilidade da rede, trazendo melhor experiência. E isso abre novos serviços. Agora, falamos de 5G e aumento de capacidade em smartphones, mas teremos novos produtos e soluções. Isso tudo sendo planejado", disse Palmeira.

Segundo Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro para Consumo e PME, a nova rede 5G é habilitadora de novas iniciativas. Ele diz que está analisado a possibilidade de vender óculos nas lojas.

5G e IA revolucionam produtos

Além do smartphone, as empresas vêm também investindo cada vez mais em relógios inteligentes com as novas frequências de conexão assim como notebooks com a nova rede 5G. Palmeira lembra que esses produtos já nascem com sistema de inteligência artificial:

"O 5G e a inteligência artificial (IA) juntos potencializam os produtos, pois são criadas novas soluções. Imagina você conectado em um notebook fazendo uma videochamada. Se a câmera detectar que tem alguém tentando olhar para o dispositivo, a tela muda de brilho e avisa ao usuário", destacou Palmeira.

Laptops preparados para o 5G vão permitir melhor experiência em games com mais qualidade de som e imagem, detalha Palmeira. A Apple também já lançou, além dos iPhones 12 e 13 aptos ao 5G, iPads capazes de rodar na nova frequência, permitindo fazer o mesmo que apenas os celulares faziam até então.

Carros conectados

A chegada do 5G também vai permitir maior impulso aos carros conectados. Segundo Palmeira, a partir de 2024, as primeiras soluções estarão ligadas à segurança, com o envio de informações para os automóveis sobre acidentes nas vias, por exemplo:

"Isso vai permitir serviços como o envio de informações de maneira adiantada e em tempo real."

Segundo Claudio Motta, diretor de Cibersegurança e Soluções da Huawei, a nova rede 5G também poderá ser usada dentro das casas substituindo a internet fixa. A Intelbras, por exemplo, já está iniciando a produção local de aparelhos que vão permitir oferecer uma internet em alta velocidade nas casas.

Semelhantes a roteadores, os dispositivos farão a conexão entre os aparelhos da casa e a rede 5G, usando um padrão de Wi-Fi.

"Com o uso da rede 5G, é natural a chegada de novas soluções que vão permitir experiências como realidade virtual e jogos. A pandemia acelerou a transformação digital e o 5G vai permitir que todo esse processo se intensifique", afirma Motta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!