Herdeiro da Samsung é perdoado
Reprodução/Wikimedia Commons
Herdeiro da Samsung é perdoado

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, foi perdoado de seus crimes pela Coreia do Sul nesta sexta-feira (12). O empresário foi condenado a dois anos e meio de reclusão  por suborno e peculato, e  já estava em liberdade condicional desde agosto de 2021, depois de cumprir 18 meses de prisão.

O perdão foi concedido a Lee Jae-yong para que ele possa voltar ao comando da Samsung, já que no país há uma lei que impede pessoas condenadas por esses crimes de voltarem a exercer suas funções por cinco anos após o fim da pena.

O ministro da Justiça sul-coreano, Han Dong-yong, disse que o objetivo do perdão é que o herdeiro da Samsung seja "reintegrado" para "contribuir na superação da crise econômica da Coreia do Sul". De acordo com a AFP, a Samsung tem faturamento igual a um quinto do Produto Interno Bruto da Coreia do Sul.

"Devido à crise econômica global, o dinamismo e a vitalidade da economia nacional se deterioraram e teme-se um prolongamento da recessão econômica", acrescentou o ministro, em um comunicado.

A absolvição de Lee Jae-yong acontece no dia em que se celebra a libertação da Coreia do domínio colonial japonês. É comum que indultos sejam dados nesta ocasião - nesta sexta-feira, foram 1.693.

A Coreia do Sul tem um histórico de conceder perdão a executivos como o herdeiro da Samsung. Lee Jae-yong foi preso por crimes relacionados a um enorme esquema de corrupção no país que levou à queda da ex-presidente Park Geun-hye.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!