Esquema do funcionamento da nova tecnologia
Reprodução/Universidade de Sejong - 01.09.2022
Esquema do funcionamento da nova tecnologia

Imagine entrar em um aeroporto ou shopping e seu celular começar a ser recarregado automaticamente, assim como ele se liga ao Wi-Fi. Isso pode se tornar realidade com a ajuda de uma nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Sejong, na Coreia do Sul.

Em um artigo publicado nesta semana na revista científica Optics Express, os pesquisadores descrevem a tecnologia que permite que dispositivos sejam recarregados sem fio em distâncias de até 30 metros da fonte de energia.

Para isso, os cientistas desenvolveram um sistema que usa luz infravermelha para transferir altos níveis de energia com segurança. Em laboratório, a distância máxima alcançada foi de 30 metros.

Além do sistema que envia a energia, também é necessário que os dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, estejam equipados com uma espécie de receptor. "Embora a maioria das outras abordagens exijam que o dispositivo receptor esteja em uma base de carregamento especial ou estacionário, o carregamento a laser distribuído permite o auto-alinhamento sem processos de rastreamento, desde que o transmissor e o receptor estejam na linha de visão um do outro", afirma Jinyong Ha, líder da equipe de pesquisa.

Além da serventia para usuários finais, o cientista afirma que a indústria também pode se beneficiar desta tecnologia. "Usar o sistema de carregamento a laser para substituir os cabos de alimentação nas fábricas e pode economizar nos custos de manutenção e substituição. Isso pode ser particularmente útil em ambientes agressivos, onde as conexões elétricas podem causar interferência ou representar risco de incêndio", explica. Agora, os pesquisadores se dedicam a aprimorar o sistema.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!