O Google anunciou nesta quinta-feira (29) que seu serviço de jogos por streaming Stadia está sendo encerrado. Em uma publicação no blog da empresa, Phil Harrison, vice-presidente e gerente geral do Google Stadia, admitiu que o serviço, lançado em 2019, não fez o sucesso esperado pela gigante de tecnologia.
"Embora a abordagem da Stadia para streaming de jogos para consumidores tenha sido construída em uma base tecnológica forte, ela não ganhou a tração com os usuários que esperávamos", escreveu Phil.
O processo de encerramento do serviço começa agora, mas o Google Stadia só será completamente desligado em 18 de janeiro de 2023. Até lá, jogares podem continuar usando a plataforma.
De acordo com o Google, "todas as compras de hardware Stadia feitas na Google Store e todas as compras de jogos e conteúdo complementar feitas na loja Stadia" serão reembolsadas. Os jogadores devem solicitar esse reembolso, que será concluído até janeiro.
Segundo Phil, a tecnologia por trás do Stadia "foi comprovada em escala e transcende os jogos". Diante disso, o Google continuará a aproveitá-la no YouTube, na Google Play Store e em soluções de realidade aumentada. Além disso, ela será disponibilizada para parceiros do Google no mercado de jogos.