O estado norte-americano de Dakota do Sul anunciou nesta terça-feira (29) que todos os funcionários do governo que usam celulares estatais estão proibidos de terem o aplicativo TikTok instalado.
A ordem foi assinada pela governadora local, Kristi Noem, que acusou o Partido Comunista Chinês de ter acesso às informações compartilhadas por usuários do TikTok. Nenhuma prova da acusação foi apresentada.
"Dakota do Sul não fará parte das operações de coleta de informações das nações que nos odeiam. O Partido Comunista Chinês usa as informações que coleta no TikTok para manipular o povo americano e coleta dados dos dispositivos que acessam a plataforma", alegou a governadora.
O TikTok não pode ser baixado em qualquer dispositivo eletrônico do estado usado por funcionários, agências, comissões e autoridades.
A batalha que o TikTok enfrenta nos Estados Unidos já dura anos. Na gestão do ex-presidnete Donald Trump, o aplicativo quase foi banido do país sob a acusação de enviar dados para o governo chinês, mesmo sem a apresentação de qualquer prova. Atualmente, a plataforma segue sob investigação no país.