Google testa bloqueio de notícias no Canadá
Unsplash/Pawel Czerwinski
Google testa bloqueio de notícias no Canadá

O Google confirmou à AFP nesta quinta-feira (23) que está impedindo alguns usuários de acessarem sites de notícias no Canadá como parte de um teste contra um projeto de lei local.

Tramita no país um projeto de lei que prevê que gigantes de tecnologia como Google e Meta paguem para sites de notícias para veicularem seus conteúdos. Uma lei similar foi aprovada na Austrália em 2021 .

Atualmente, o projeto canadense está sendo discutido no Senado, mas já enfrenta forte oposição das empresas de tecnologia. Enquanto empresas de mídia acusam as companhias de lucrarem com publicidade em cima de suas notícias, Google e Meta se recusam a pagar essas empresas, chamando o projeto de lei de excessivo. O teste do Google poderia significar que a empresa está pronta para bloquear completamente as notícias ao invés de pagar por elas.

Neste momento, o Google está bloqueando o acesso a portais de notícias por cinco semanas, afetando 4% de seus usuários. "Realizamos milhares de testes todos os anos para avaliar qualquer mudança potencial nas buscas", afirmou à AFP Shay Purdy, porta-voz do Google.

No Brasil, uma medida similar à aprovada na Austrália e em discussão no Canadá está presente no PL das Fake News, que ainda não foi aprovado.  Meta e Google já se posicionaram de forma contrária a esse ponto do projeto de lei no país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!