O TikTok anunciou nesta quarta-feira (1º) que adolescentes que usam a plataforma serão limitados a 60 minutos de tela por dia. Além disso, o controle parental
foi ampliado para que pais controlem o acesso ao aplicativo e o envio de notificações para seus filhos.
Os novos recursos do TikTok serão liberados nas próximas semanas. Com eles, toda vez que usuários com menos de 18 anos atingirem o limite diário de 60 minutos, eles terão que colocar uma senha para continuar navegando. É um passo simples mas que, segundo estudos citados pelo TikTok, faz o jovem tomar uma escolha mais consciente sobre sua vida digital.
"Uma pesquisa da Internet Matters aponta que estar mais consciente de como as pessoas passam o tempo pode ajudá-las a terem maior intenção nas decisões tomadas", afirma a plataforma.
Além do limite automático estabelecido em todas as contas de adolescentes, pais que usam a ferramenta de controle parental poderão estabelecer outros limites personalizados por dias da semana. É possível deixar os jovens online por mais tempo apenas aos finais de semana, por exemplo.
Outra novidade é que os pais poderão escolher em quais momentos do dia as contas de seus filhos terão notificações bloqueadas. Isso permite que os adolescentes sejam menos convidados a acessarem o aplicativo.
Limites também para adultos
O TikTok anunciou que, em breve, adultos também poderão ativar os limites de tempo em suas contas, além de desativarem as notificações em determinados momentos do dia.
Outra novidade a ser lançada para todos os usuários é a possibilidade de estabelecer um horário máximo de acesso ao aplicativo, recebendo um alerta sobre a hora de dormir.