Meta terá que analisar como algoritmo influencia na disseminação de desinformação
Unsplash/Dima Solomin
Meta terá que analisar como algoritmo influencia na disseminação de desinformação

O Comitê de Supervisão da Meta recomendou nesta quinta-feira (20) que a empresa faça uma análise sobre a possibilidade da arquitetura do Facebook e do Instagram ajudar a amplificar a desinformação. A recomendação é de que o algoritmo, o feed de notícias e demais recursos das redes sociais sejam analisados.

O pedido faz parte de uma lista de 18 recomendações que o Comitê deu à Meta, após a empresa pedir para o órgão analisar a forma como ela atua no combate à desinformação sobre a Covid-19. O Comitê é um órgão independente criado pela Meta que analisa as ações da companhia.

Além de pedir uma análise sobre o algoritmo das redes sociais, o Comitê também recomendou que a Meta continue moderando conteúdos falsos sobre a Covid-19, pelo menos enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) continuar classificando a doença como uma emergência de saúde pública internacional.

O órgão, porém, se mostrou decepcionado com a negativa da Meta a respeito de um pedido para que a empresa agisse de forma mais regionalizada na moderação de conteúdo, levando em consideração o contexto de cada país que utiliza o Facebook e o Instagram.

"A Meta insistiu que isso não poderia ser feito sem prejudicar a clareza e a equidade para os usuários e aumentar significativamente os erros de aplicação da política. As preocupações da Meta têm cabimento. No entanto, ao excluir essa opção, a Meta frustrou as inciativas do Comitê de reconciliar pontos de vista opostos de partes interessadas e membros do Comitê sobre a melhor forma de abordar desinformação sobre a Covid-19 e, ao mesmo tempo, respeitar os direitos humanos, especialmente o de liberdade de expressão", afirma o Comitê.

Outras recomendações do órgão foram que a Meta aumente a transparência sobre solicitações de governos a respeito da remoção de publicações sobre a Covid-19 e que modere conteúdos com mais equidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!