O Threads despencou no final de semana no ranking de aplicativos mais baixados no Brasil. O aplicativo, que ocupou o primeiro lugar por nove dias consecutivos
após seu lançamento, agora sequer aparece entre os 200 mais baixados.
Quando foi lançado, no início do mês, o Threads levou menos de dois dias para se tornar o aplicativo mais baixado no Brasil. Até o dia 15 de julho, a nova rede social seguia fazendo sucesso, atingindo o maior número de novos usuários em todo o país dia após dias.
Após esses primeiros dias de sucesso, porém, a queda foi rápida após leve oscilação. No dia 16 de julho, o Threads já era o 4º aplicativo mais baixado no Brasil; no dia 17, o 8º; dia 18, o 13º; dia 19, o 14º; dia 20, o 11º; e dia 21, o 8º novamente.
No sábado (22), o Threads teve uma queda abrupta e se tornou o 246º aplicativo mais baixado, no Brasil. No domingo (23), outra queda colocou a rede social em 256º lugar. Os dados são da plataforma data.ai e foram analisados pelo portal iG.
Um aplicativo ficar no topo do ranking dos mais baixados significa que ele teve o maior número de downloads naquele dia. Era esperado, portanto, que uma nova rede social que teve o engajamento que o Threads teve estivesse no topo por alguns dias, perdendo algumas posições em seguida.
O sucesso inicial da plataforma foi tamanho que o aplicativo já é o mais rápido da história a alcançar 150 milhões de downloads , feito que alcançou em apenas seis dias. Até então, o recordista era o Pokémon GO, que atingiu 150 milhões de downloads em 33 dias, quando foi lançado em 2016.
Depois do sucesso repentino, porém, o que se espera de um aplicativo que veio para ficar é que ele se mantenha no topo da lista dos mais baixados dia após dia, mesmo que não em primeiro lugar. É o que acontece, por exemplo, com o TikTok e o Instagram que, mesmo após anos de consolidação no mercado, ainda estão entre os aplicativos com maior número de download diariamente.
Neste domingo, por exemplo, as cinco primeiras posições do ranking no Brasil foram ocupadas por TikTok, Instagram, Shein, Shopee e CapCut.