Golpistas focam em compras online para aplicar fraudes
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Golpistas focam em compras online para aplicar fraudes

O Brasil registou dois milhões de tentativas de fraudes em compras online no primeiro semestre deste ano, de acordo com relatório da ClearSale, empresa antifraude que atende os maiores e-commerces do país.

Apesar de alto, o número é menor que o registrado no mesmo período do ano passado. No primeiro semestre de 2022, foram 3,6 milhões de tentativas de fraude. No ano passado, porém, o número de compras online foi maior. Em comparação, 2,4% de todas as compras realizadas no primeiro semestre de 2022 tiveram uma tentativa de fraude, contra 1,7% em 2023. Neste ano, cada tentativa de fraude visava roubar, em média, R$ 1.273 - no ano passado, o valor médio foi de R$ 1.264.

De acordo com a ClearSale, os golpistas focam em três categorias principais de produtos, que geralmente têm valores elevados. A categoria que tem a maior quantidade de compras fraudadas é a de eletrônicos (como televisores), seguida por celulares e itens de informática.

No geral, a maior parte das tentativas de fraude acontece de madrugada, entre 2 horas e 4 horas, horário em que as vítimas geralmente estão dormindo e vão demorar um pouco para perceber o golpe.

Principais tipos de fraudes em compras online

O relatório aponta que há três tipos principais de fraudes no Brasil. Conheça cada uma delas:

  • Fraude efetiva: os golpistas fazem compras online e usam dados de cartões de crédito roubados na internet, ou seja, a vítima não conhece o responsável pelo ataque. Como os dados são verdadeiros, esse tipo de fraude é difícil de ser combatida;
  • Fraude amigável: nesse caso, o golpista é algum conhecido da vítima, como amigo ou familiar, que teve acesso aos seus dados do cartão de crédito. O fraudador, então, faz a compra online sem o consentimento da vítima. Ao perceber a compra errada, a pessoa pede estorno junto à instituição financeira, mas muitas vezes a compra já foi efetivada;
  • Autofraude: nesse caso, o golpista usa os dados do próprio cartão de crédito. Depois de receber o produto, mas ainda dentro do prazo de contestação da compra, ele pede o estorno junto ao banco, alegando não reconhecer a compra.

Como se proteger de fraudes em compras

Uma das principais dicas para não ter compras fraudades é usar senhas fortes. Para se proteger, crie senhas fortes ( saiba como clicando aqui ) e únicas, ou seja, não repita a mesma senha em mais de um serviço digital. Assim, se uma conta sua for invadida, os golpistas não terão acesso a todas as outras.

Além disso, tenha muito cuidado ao passar informações na internet. Redobre a atenção em relação a mensagens ou emails recebidos que te redirecionem para sites que pedem informações pessoais, sobretudo bancárias. Desconfie de promoções boas demais ou de mensagens urgentes. Na dúvida, não passe seus dados pessoais.

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