A Meta está estudando a possibilidade de lançar uma versão paga e sem publicidade do Instagram e do Facebook na União Europeia, de acordo com fontes da empresa ouvidas pelo jornal estadunidense The New York Times.
A medida seria adotada pela Meta para se adequar às novas leis europeias que indicem sobre plataformas digitais, como a Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês).
Versões das redes sociais sem anúncios diminuiriam a análise de dados pessoais dos usuários, que é justamente uma das principais preocupações dos lesgiladores europeus. A Meta não confirmou os planos, e o New York Times não obteve informações de quando ele pode ser implementado ou de quanto custariam as versões pagas.
Há menos de duas semanas, a Meta anunciou mudanças no Facebook e no Instagram na União Europeia justamente para atender às exigências da DSA. Dentre elas, está a possibilidade dos usuários verem Reels e Stories em ordem cronológica.
Isso acontece porque uma das exigências da DSA é que as plataformas digitais com mais de 45 milhões de usuários (que é o caso tanto do Facebook quanto do Instagram) ofereçam aos usuários a possibilidade de não receberem recomendações personalizadas por algoritmos.