O WhatsApp lançou globalmente nesta quarta-feira (13) a ferramenta Canais. A novidade tinha sido anunciada em junho
, mas estava sendo testada em poucos países - agora, ela chega a todos os usuários, incluindo os brasileiros.
Com os canais, as pessoas podem se inscrever para receber atualizações de celebridades, órgãos governamentais e times de futebol, por exemplo, em um modelo similar aos canais do Instagram ou os do Telegram.
Para acomodar a novidade no aplicativo, o WhatsApp lançou também uma nova aba chamada Atualizações, onde ficarão tanto os canais assinados pelos usuários quanto os status dos contatos. Essa tela, portanto, passa a ser uma espécie de feed de rede social, ficando separada das conversas no mensageiro.
Para garantir a privacidade, os seguidores de um canal não podem ver os outros usuários. Além disso, é possível reagir às mensagens em um canal, mas não dá para ver as reações de outras pessoas.
Cada usuário receberá recomendações de canais para seguir, com base nos mais populares em seu país. No lançamento, o WhatsApp divulgou parcerias com órgãos e celebridades que já criarem seus canais no Brasil, como Luciano Huck, CONMEBOL Libertadores BR, NBA Brasil, Ministério da Fazenda e o programa Desenrola Brasil.
Apesar de não poderem responder às mensagens de um canal, os usuários podem compartilhá-la com contatos ou grupos. Mensagens encaminhadas de canais contarão com um link para entrar no canal correspondente.
Por enquanto, o recurso está sendo disponibilizado a todos, mas apenas usuários selecionados podem criar canais. Segundo o WhatsApp, qualquer pessoa poderá criar um canal a partir de uma atualização que será liberada nos próximos meses.