A Apple confirmou à imprensa estadunidense que os iPhones passarão a ter suporte a mensagens RCS a partir de 2024.
"Acreditamos que o RCS Universal Profile oferecerá uma melhor experiência de interoperabilidade quando comparado ao SMS ou MMS. Isso funcionará junto com o iMessage, que continuará a ser a melhor e mais segura experiência de mensagens para usuários da Apple", afirmou a porta-voz da Apple, Jacqueline Roy.
O RCS é um protocolo de comunicação considerado uma evolução do SMS. O padrão já é adotado por diversas fabricantes de smartphones Android - há anos, Google e Samsung pressionam a Apple para que iPhones sejam compatíveis com o RCS.
Isso porque o protocolo melhora a interoperabilidade, permitindo que usuários de diferentes operadoras de telefonia e marcas de celulares possam trocar mensagens criptografas e conteúdos de mídia.
A Apple ainda não deu detalhes sobre a novidade mas, segundo o portal especializado 9to5Mac, o primeiro a confirmar o anúncio da gigante de tecnologia, a adoção do RCS não significa que a Apple "abrirá o iMessage para outras plataformas". O padrão RCS, na verdade, substituirá o SMS e o MMS e "existirá separadamente do iMessage quando disponível".
É possível que a novidade chegue aos iPhones por uma pressão da recém-aprovada Lei dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) na União Europeia, que exige que grandes empresas de tecnologia, como a Apple, tornem seus serviços interoperáveis com outras plataformas.