Pelo segundo ano consecutivo, a Vivo
foi a melhor operadora de internet fixa
do Brasil no que diz respeito à velocidade, de acordo com Prêmio Melhor Escolha 2024
, que analisou 2,8 milhões de testes de velocidade entre janeiro e dezembro de 2023.
No ano passado, a Vivo venceu com melhor download, melhor upload e melhor ping. Confira os rankings:
Melhor download
- Vivo - 136 Mbps (megabits por segundo)
- Oi - 128 Mbps
- Tim - 119 Mbps
- Claro - 104 Mbps
Melhor upload
- Vivo - 78 Mbps
- Tim - 77 Mbps
- Oi - 72 Mbps
- Claro - 38 Mbps
Melhor ping (quanto mais baixo o número, melhor)
- Vivo - 41 milisegundos
- Tim - 41 milisegundos
- Oi - 46 milisegundos
- Claro - 54 milisegundos
De modo geral, a internet brasileira melhorou em 2023, com velocidade média de 107 Mbps, contra 79 Mbps em 2022. "Percebemos que a velocidade da internet está crescendo em todo o país, com uma clara evolução nas ofertas de planos de banda larga, que estão cada vez mais rápidos para atender a demanda de uma sociedade mais conectada", aponta Hadassa Rodrigues, Gerente de Marketing da Melhor Escolha, plataforma de comparação de planos e serviços de telecomunicação responsável pelo estudo.
Locais com internet mais rápida
Em 2023, o estudo registrou oito estados e dez capitais com médias de velocidade acima de 100 Mbps na internet fixa.
No ranking estadual, o campeão foi o Distrito Federal, com média de 127 Mbps. Na outra ponta, o estado com a pior internet do Brasil foi o Amapá, com média de 67 Mbps. Confira:
Dentre as capitais, Curitiba (PR) se destacou com a melhor internet, com velocidade de 135 Mbps. No fim da lista, estão Macapá (AP) e Recife (PE), com média de 71 Mbps. Veja:
Operadoras locais
Apesar da Vivo ser a melhor operadora na média nacional, os provedores regionais ganharam destaque em 2023, sendo líderes em 12 estados do Brasil, número 33% maior que o registrado no ano anterior.
Em São Paulo, por exemplo, a Desktop passou a Vivo, com velocidade média de 152 Mbps; em Alagoas, Pernambuco e Sergipe, a primeira posição ficou com a Brisanet .
"O mercado está mais competitivo com o crescimento desses provedores de internet regionais. Eles oferecem planos mais rápidos com valor mais acessível, o que é vantajoso para o consumidor e para o mercado em geral", analisa Hadassa.