Tecnoblog

Google Maps
Unsplash/henry perks
Google Maps lança novo recurso para mostrar casos de Covid-19

O Google Maps está ganhando um novo recurso nesta semana: trata-se de uma camada que usa cores para indicar novos casos de Covid-19 em diferentes estados e países, incluindo o Brasil. Isso estará disponível para todos os usuários no Android , iPhone e iPad ao longo dos próximos dias.

A camada "COVID-19" poderá ser acessada a partir de um botão no canto superior direito do Google Maps . Quando ativada, ela mostra a média dos novos casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias. Há uma seta para cima ou para baixo indicando se os casos estão aumentando ou diminuindo.

O mapa utiliza a seguinte escala de cores:

  • cinza: menos de 1 caso por 100 mil habitantes
  • amarelo: 1 a 10 casos
  • laranja: 10 a 20 casos
  • laranja escuro: 20 a 30 casos
  • vermelho: 30 a 40 casos
  • vermelho escuro: mais de 40 casos
Google Maps
Divulgação/Google
Novo recurso do Google Maps mostra o mapa em cores que variam de acordo com o número de casos de Covid-19 na região

Google Maps traz dados de COVID-19 sobre 220 países

O Google usa como fontes o COVID-19 Dashboard da Universidade Johns Hopkins, o New York Times e a Wikipédia; todos eles resumem dados obtidos de organizações de saúde pública como a OMS, de ministérios e de agências estaduais.

Com a nova camada, o Google espera fornecer informações "para que você possa tomar decisões mais informadas sobre aonde ir e o que fazer". O Maps vai exibir informações para todos os 220 países e territórios presentes na plataforma, junto a dados de estado/província, condado e cidade quando disponíveis.

Google Maps
Divulgação/Google
No mapa, dá para ver se o número de casos está subindo ou descendo

Uma das imagens de divulgação do Google mostra o estado do Amazonas em destaque, além da Colômbia subdividida em departamentos (um deles também se chama Amazonas). No painel da Johns Hopkins, já é possível conferir os casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil separados por estado.

    Veja Também

      Mostrar mais