Tecnoblog

Spotify
shutterstock
Spotify monta playlist personalizada para os usuários

O Spotify liberou uma nova versão da playlist “ A Máquina do Tempo ” para você relembrar algumas das músicas que mais ouvia no passado. Assim como em 2017, quando a opção ficou disponível pela primeira vez, a plataforma cria para cada usuário uma lista com um clima nostálgico. Ao todo, 50 faixas são escolhidas pelo algoritmo .

O serviço de streaming decidiu oferecer a playlist mais uma vez ao perceber o interesse dos usuários em músicas antigas. Segundo a plataforma, houve um aumento das playlists com músicas dos anos 50, 60, 70 e 80. O levantamento mais recente indica que, na primeira semana de abril, os usuários criaram 54% mais listas nostálgicas.

Para entrar neste clima, basta procurar por “A Máquina do Tempo” na área Feito para você, presente na tela inicial do Spotify , ou na seção da plataforma que reúne playlists por décadas. A lista personalizada está disponível para usuários Free e Premium.

Ainda que ela acerte na maioria das músicas, não há garantia de que você só verá faixas que costumava ouvir. No meu caso, quase um terço da seleção envolve músicas que eu sequer conhecia. Caso também tenha errado a sua lista, o algoritmo poderá acertar mais cedo ou mais tarde. Isso porque, de acordo com o Spotify, a playlist será atualizada com frequência.

Spotify permite criar lista de músicas favoritas

Além da máquina do tempo, o Spotify liberou recentemente um recurso para você compartilhar um top 5 com faixas que você mais gosta. Batizado de Minhas Favoritas da Vida , ele permite buscar as músicas na plataforma e criar a lista e compartilhar em outras redes sociais . A função também permite incluir os podcasts favoritos.

Em vez de usar o algoritmo , a função depende da seleção manual e, por isso, a lista pode não refletir exatamente seu histórico. Para ter uma ideia exata, é possível utilizar o Audio Habits, um site que permite criar de forma automatizada listas com 20 músicas e artistas que você mais escuta no serviço de streaming .

    Veja Também

      Mostrar mais