Tecnoblog

Serviços mobile das gigantes de tecnologia são investigados
Unsplash/Rob Hampson
Serviços mobile das gigantes de tecnologia são investigados

A competição entre Google e Apple pelo melhor sistema operacional, loja virtual de apps e navegador de internet é travada mundialmente. Mas a Autoridade de Competição e Mercado (CMA) do Reino Unido diz que o “duopólio” entre as empresas pode estar prejudicando consumidores e restringindo concorrentes. O órgão abriu uma análise de mercado para investigar o caso.

CMA vai investigar o ecossistema mobile de Apple e Google

A autoridade antitruste britânica está preocupada com a força de mercado de Google e Apple, que poderia “levar à redução de inovação” no mercado de tecnologia ou “a consumidores pagando mais por dispositivos e apps”.

Segundo a CMA, a investigação por enquanto se limita a um estudo de mercado do que a própria agência chama de “ecossistema mobile”: um conjunto de formas de acesso pelas quais consumidores encontram aparelhos, serviços e conteúdo. Esse ecossistema inclui serviços de streaming , música, compras, fitness e finanças. E dentre os produtos que estão em análise pelo regulador governamental, estão assistentes de voz, smartwatches , dispositivos de segurança doméstica e de iluminação inteligente.

Andrea Coscelli, diretor-chefe da CMA, disse em comunicado à imprensa: “Apple e Google controlam os meios de acesso usados por pessoas para fazer o download de apps ou navegar pela web em seus celulares – seja para fazer compras, jogar, tocar músicas ou assistir TV. Vamos averiguar se isso está criando problemas para consumidores e marcas que querem que clientes acessem essas novidades por seus próprios aparelhos”.

O escopo da investigação de mercado de Apple e Google vai servir como uma das bases para criar uma nova agência reguladora no Reino Unido : a Unidade de Mercados Digitais, que fará parte da CMA. A agência antitruste diz que outra análise deve ajudá-la a chegar a conclusões dessa investigação: o estudo sobre violações de privacidade da App Store e da sandbox do Google , que inclui o FLoC – substituta de cookies no Chrome .

A agência britânica determinou o prazo de um ano para finalizar o estudo, que planeja coletar relatos de desenvolvedores de aplicativos por meio de um questionário até o dia 26 de julho. Em outra investigação, a União Europeia ativou sua comissão antitruste para determinar o impacto da Siri ( Apple ), da Alexa ( Amazon ) e do Google Assistente no mercado de tecnologia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!