O iPhone e o Apple Watch estão abrindo portas (literalmente) nos últimos tempos. Primeiro, a dupla tornou-se uma chave digital para carros. Agora, o celular e o relógio da Apple também podem ser usados para garantir o acesso ao quarto e elevador de hotéis. É o que mostra um vídeo publicado no YouTube nesta semana.
A apresentação da tecnologia da Apple está disponível no canal de jornalista Rich DeMuro. No vídeo, ele demonstra a chave digital do iPhone em funcionamento na rede de hotéis Hyatt. Recentemente, a companhia adotou a solução nos Estados Unidos, incluindo o Hyatt Regency Long Beach, na Califórnia, onde tudo foi filmado.
A ferramenta tem um funcionamento similar ao Apple Pay. Com o auxílio do aplicativo da rede, DeMuro adicionou uma chave digital no app Carteira (Wallet) do seu iPhone. Depois, ele só precisou aproximar o celular de um validador localizado na porta do seu quarto e dentro do elevador para ter acesso às dependências do hotel.
Leia Também
A Apple dá mais detalhes sobre o recurso em uma página de suporte. Segundo a empresa, a função pode ser usada pelo iPhone e pelo Apple Watch com as versões mais recentes do iOS e watchOS, respectivamente. Além disso, os dispositivos não precisam estar conectados a uma rede móvel ou Wi-Fi para que a chave seja utilizada.
Chave digital está disponível para iPhone e Apple Watch
O uso se dá de duas maneiras. Se o Modo Expresso estiver habilitado, é só aproximar a parte superior do celular ou a tela do relógio no validador para fazer a liberação. Do outro modo, é similar ao Apple Pay: basta apertar duas vezes o botão lateral do relógio ou celular para acionar a Carteira, por exemplo, e encostar o gadget na porta. Nos dois casos, o aplicativo informa quando a operação for concluída.
"Dependendo do modelo do iPhone, você pode abrir o quarto quando o iPhone ficar sem bateria", afirmaram. Confira os modelos compatíveis com a Reserva de Energia do Modo Expresso:
- iPhone XR, XS e XS Max;
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max;
- iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max;
- iPhone 13, 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max;
- iPhone SE de 2ª geração (2020).
Vale lembrar que não é qualquer hotel que possui o recurso. Para usá-lo, a rede precisa oferecer o suporte à chave digital pelo iPhone e Apple Watch. Além disso, no caso do Hyatt, após o checkout, as credenciais que conferem o acesso ao quarto e ao elevador são desabilitadas remotamente no celular e relógio dos hóspedes.
A Apple também oferece solução similar para carros. Caso o usuário tenha um veículo compatível, é possível usar o iPhone XS ou superior, incluindo o iPhone SE (2020), e um Apple Watch Series 5 ou mais recente, para destravar as portas do automóvel. Em 2020, a BMW também anunciou que seus veículos seriam compatíveis com a solução.