Clientes da Vivo reclamam de cobrança indevida
Tecnoblog
Clientes da Vivo reclamam de cobrança indevida

Olhar mais atentamente para sua conta de telefone ou internet pode trazer algumas surpresas. Você mesmo já deve ter passado por isso. Foi o que aconteceu com um leitor do Tecnoblog: uma assinatura da Netflix apareceu em sua fatura da Vivo. Só que a situação ficou mais complicada do que isso — e o caso dele não é o único.

Em um e-mail enviado ao Tecnoblog, o leitor Jorge diz ter recebido uma mensagem no dia 15 de janeiro sobre uma troca de plano da Vivo para adicionar a Netflix na assinatura. Como ele não havia feito a solicitação, ligou para a operadora e pediu o cancelamento.

Três dias depois, em 18 de janeiro, recebeu outro e-mail com mais uma solicitação de troca de plano, novamente adicionando a Netflix à fatura.

O Tecnoblog falou mais uma vez com Jorge na última sexta-feira (4). Ele disse que já trocaram seu plano quatro vezes, em todas para incluir Netflix. Naquele mesmo dia, ele estava enfrentando mais uma vez o problema.

Jorge conta que a operadora chegou a dizer que sinalizaria seu cadastro como fraude. Com isso, o cliente só poderia fazer alterações em uma loja da empresa. Não adiantou. Ele suspeita que o atendente disse isso só para se livrar do cliente.

Nosso leitor conta já ter recorrido ao atendimento, à ouvidoria da empresa e até ao consumidor.gov, plataforma para reclamações mantida pelo Governo Federal. Até agora, porém, a Netflix sempre volta a aparecer na sua conta.

O caso dele não é o único, e essas contas de streaming podem estar servindo para algo além de ver filmes e séries.

Cliente suspeita de revenda de Netflix

Na mensagem enviada ao Tecnoblog, Jorge mostra que a conta associada à assinatura da Netflix feita por meio da Vivo tinha um e-mail que dava a entender que ela seria revendida. Por isso, ele suspeita ser um golpe.

Em uma busca rápida sobre revenda de Netflix, é possível encontrar sites, grupos de Facebook, contas no Twitter e contatos no WhatsApp dedicados a esse assunto.

O caso de Jorge não é o único. Em uma busca rápida no Reclame Aqui, ele encontrou mais casos envolvendo a Vivo e a Netflix. As reclamações seguem um mesmo padrão: o serviço é incluído sem autorização mais de uma vez, e os dados cadastrais são alterados.

A cliente Bianca, de São Paulo, relata que a Netflix e outros serviços foram incluídos em sua fatura sem que ela soubesse. Além disso, seu e-mail cadastrado foi alterado para outro. O endereço contém "fernanda", que não é seu nome.

Caso parecido aconteceu com um cliente de Londrina (PR). Desde janeiro, alguém inclui Netflix em seu plano e muda o e-mail e o telefone de contato para um de São Paulo (SP). Mesmo depois de desfazer essa mudança, o serviço volta a aparecer em sua conta.

A Vivo não usa o Reclame Aqui, então não é possível saber quais foram as respostas da empresa nem se os casos foram solucionados.

Cobrança indevida? Anatel manda devolver em dobro

Suspeitas à parte, uma coisa é certa: as operadoras não podem ficar com quantias cobradas indevidamente dos clientes. Mais do que isso: elas precisam devolver em dobro, com multa e correção monetária.

É o que diz a resolução 632/2014 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que institui o Regulamento Geral do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC): "Art. 85. O Consumidor que efetuar pagamento de quantia cobrada indevidamente tem direito à devolução do valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros de 1% (um por cento) ao mês pro rata die".

Procurado pelo Tecnoblog, o Procon-SP dá a seguinte recomendação: "O consumidor deve pedir detalhamento da fatura para verificar se há a cobrança de produtos e serviços não contratados ou autorizados e deve questionar a operadora solicitando o cancelamento e estorno da cobrança".

Caso não haja solução, o cliente pode registrar reclamação na entidade de defesa do consumidor.

O que diz a Vivo

Procurada pelo Tecnoblog, a Vivo enviou o seguinte posicionamento: "A Vivo informa que os clientes de Vivo Fibra podem entrar em contato pelos canais oficiais da operadora para cancelamento de serviços digitais, migração de planos e solicitação de mais informações. Caso o cliente tenha identificado alguma inconsistência em sua fatura, deve entrar em contato pelo 10315 para que o caso seja analisado e eventuais correções sejam realizadas. A companhia ressalta, ainda, que tem como prioridade promover a melhor experiência a seus clientes e segue investindo fortemente em melhoria de processos, produtos, serviços e canais de relacionamento para atender, com cada vez mais qualidade e satisfação, a cada um de seus clientes".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!