Crossovers acontecem com frequência no mundo dos games
Reprodução
Crossovers acontecem com frequência no mundo dos games

Quando personagens de franquias diferentes se encontram nos jogos e em outras mídias, chamamos isso de um crossover. Quase sempre há um motivo na narrativa para que isso aconteça, porém o que mais importa é poder ver nomes queridos em uma mesma aventura. Separamos 10 crossovers diferentões no mundo dos games para você conhecer. Confira!

1. Robocop versus The Terminator

Baseado em uma série de quadrinhos lançada em 1992, esse encontro entre dois ícones da ficção científica chegou aos games em 1993 pela Virgin Interactive Entertainment. Curiosamente, cada console que recebeu o game, acabou com uma narrativa diferente. No geral, há um pano de fundo para fazer com que o Exterminador e o Robocop acabem se encontrando e se estranhando.

No jogo de luta Mortal Kombat 11 de 2019, há um pacote de DLC que traz esses dois personagens para novos confrontos.

  • Ano de lançamento: 1993
  • Plataformas: Master System, Game Gear, Mega Drive, Game Boy, NES, SNES

2. Mortal Kombat vs. DC Universe

Antes do reboot da franquia Mortal Kombat que ocorreu em 2009, a Warner e a Midway Games decidiram colocar Batman e Superman em uma briga contra Scorpion e Sub-Zero. Trazendo uma história maluca na qual ambos mundos acabam se unindo, a obra traz lutas de 1 x 1 em um cenário totalmente 3D.

Caso você esteja se perguntando dos fatalities, vale destacar que os heróis da DC Comics não matam seus inimigos. Sendo assim, eles têm os chamados "Heroic Brutalities", golpes finalizadores que nocauteiam o oponente.

  • Ano de lançamento: 2008
  • Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360

3. Project X Zone

Crossovers em games de uma mesma empresa não é algo muito incomum hoje em dia, mas quando juntam três companhias diferentes, aí sim temos algo especial. É o que ocorre no RPG tático Project X Zone, que mescla franquias da Capcom, Sega e Namco em uma gigantesca aventura.

Toda a jogabilidade envolve mapas com espaços fixos nos quais os personagens enfrentam seus inimigos com o objetivo de salvar o mundo. Nomes como Jill Valentine de Resident Evil, Ryu de Street Fighter, Jin Kazama de Tekken, Kurt Irving de Valkyria Chronicles, entre muitos outros, fazem parte do elenco.

  • Ano de lançamento: 2012
  • Plataforma: Nintendo 3DS

4. Star Wars em Soul Calibur

Este já é um encontro extremamente inusitado, mas que divertiu muito quem jogou com Yoda ou Darth Vader em Soul Calibur IV. Usar ambos os mestres nos confrontos 1 x 1 faz parte de uma onda de personagens convidados nos jogos de luta de anos recentes.

Os jogadores podem usar as técnicas de sabre de luz ao encarar outros nomes famosos da franquia Soul Calibur, como Mitsurugi e Nightmare. Pode parecer maluco, mas a jogabilidade dos personagens de Star Wars acabou encaixando perfeitamente no título de luta. Ah! O Starkiller, protagonista de The Force Unleashed também está disponível no game.

  • Ano de lançamento: 2008
  • Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360

5. Tartarugas Ninjas em Smite

Para quem gosta de MOBA, foi interessante ver as populares Tartarugas Ninjas dando as caras em Smite. É verdade que Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo aparecem como skins de outros personagens, porém vale toda a nostalgia e diversão.

Os jogadores assumem o papel dos guerreiros em batalhas em terceira pessoa em uma grande arena. É possível usar as habilidades de cada tartaruga durante as partidas. Infelizmente, o passe de batalha só esteve disponível até janeiro de 2021.

Leia Também

  • Ano de lançamento: 2020
  • Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Mac OS, Microsoft Windows

6. Professor Layton vs. Phoenix Wright

Talvez o meu favorito dessa lista de crossovers nos games. Juntar dois títulos de visual novel e quebra-cabeça em uma única aventura foi uma ideia excelente da Capcom e da Level-5. O game mistura elementos de investigação, casos no tribunal, puzzles e muitas reviravoltas empolgantes.

Além disso, ter personagens das franquias Professor Layton e Phoenix Wright em uma mesma narrativa faz com que qualquer fã fique apaixonado nos primeiros minutos de jogatina. Se não jogou, não perca tempo e comece essa jornada.

  • Ano de lançamento: 2012
  • Plataformas: Nintendo 3DS

7. Battletoads & Double Dragon

Dois sucessos do gênero beat 'em up da década de 90 se encontraram em uma obra cheia de ação e momentos engraçados. Os corajosos sapos de Battletoads e os irmãos Lee de Double Dragon precisam derrotar a Dark Queen e os Shadow Warriors que querem dominar a galáxia.

A jogabilidade é pura porradaria, sendo um dos crossovers dos games que mais faz sentido, se pensarmos bem. Podemos escolher entre os cinco personagens e enfrentar hordas de inimigos e chefes. Um jogão!

  • Ano de lançamento: 1993
  • Plataformas: Game Boy, NES, Mega Drive, Super Nintendo

8. Kingdom Hearts

Uma série que mistura elementos e personagens da Square Enix com o mundo mágico da Disney. Ou seja, temos o Pato Donald enfrentando monstros com poderes mágicos clássicos de séries como Final Fantasy, por exemplo.

A franquia tem uma enorme base de fãs sempre empolgados para a próxima empreitada. Vale destacar a trilha sonora formidável e a história confusa. De qualquer forma, é uma mescla que ninguém esperava até ela ser lançada para o PlayStation 2.

  • Ano de lançamento: 2002
  • Plataformas: PS2, GBA, Nintendo DS, PSP, 3DS, PS3, PS4, Xbox One, Switch, PC, Dispositivos móveis

9. Sonic & All-Stars Racing Transformed

Assim como a Nintendo fez muito bem na série Mario Kart, a Sega também trouxe muita qualidade em um jogo de corrida com seus personagens mais relevantes. Nesse título, além dos carros, os veículos conseguem se transformar em aviões e barcos para passarem por caminhos distintos.

Há muitos nomes icônicos aqui, desde o ninja de Shinobi ao Beat de Jet Set Radio. Marcando vários anos de sucessos da empresa japonesa. Meu principal destaque vai para o modo campanha, charmoso e desafiador ao mesmo tempo.

  • Ano de lançamento: 2012
  • Plataformas: Wii U, PS3, Xbox 360, PC, 3DS, PS Vita, Dispositivos móveis

10. Marvels VS Capcom

Começando com X-Men vs. Street Fighter de 1996, essa franquia cresceu e trouxe aos fãs uma jogabilidade de qualidade, além de muitos personagens que jamais pensamos que um dia se enfrentariam. A partir daí, outros títulos foram lançados, abraçando o termo "versus game" em sua identidade.

Já em 1998, tanto Marvel quanto Capcom assumiram o protagonismo no primeiro jogo da consagrada série. Ryu contra Hulk, Mega Man contra Homem-Aranha. As possibilidades eram enormes, agradando público e crítica. Definitivamente, uma franquia imperdível.

  • Ano de lançamento: 1998
  • Plataformas: Arcades, Dreamcast, PS1, Sega Saturn, PS2, Xbox, PS3, Xbox 360, PS4, Xbox One, PC

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!