Conheça as vantagens do Wi-Fi 6
Unsplash/Sara Kurfeß
Conheça as vantagens do Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6 é o padrão de rede sem fio mais recente do mercado. Essa tecnologia, oficializada em setembro de 2019, traz avanços importantes quando comparada ao Wi-Fi 5, como maior velocidade e melhor eficiência em grande demanda de tráfego. Mas, afinal, o que é o Wi-Fi 6?

O Wi-Fi 6 foi desenvolvido para aliviar o congestionamento de rede e fornecer maior capacidade. Um dos principais recursos desse padrão é o suporte à especificação OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access), que subdivide canais com até 30 dispositivos para melhorar a eficiência da conexão e diminuir a latência.

Leia Também

O OFDMA consegue atribuir pequenos intervalos de tempo a cada dispositivo para analisar os canais disponíveis. Por exemplo, se um aparelho estiver reproduzindo um filme em alta resolução e outro estiver apenas olhando as redes sociais, o roteador identifica o consumo de banda e atribui os canais conforme a necessidade para evitar congestionamentos.

Outro destaque do Wi-Fi 6 é o suporte a oito fluxos MU-MIMO (Multi User MIMO). Essa tecnologia permite que o roteador transmita dados para vários dispositivos ao mesmo tempo em vez de um por um, fazendo com que a largura de banda seja compartilhada de forma eficiente. O Wi-Fi 5, por outro lado, só oferece quatro fluxos.

Graças à modulação 1024 QAM, também é possível transmitir um maior número de dados por hertz. Assim, redes baseadas em Wi-Fi 6 podem atingir velocidades de até 9,6 Gb/s. Isso representa uma melhoria significativa quando comparado aos 6,9 Gb/s do Wi-Fi 5.

O Wi-Fi 6 ainda traz a tecnologia Target Wake Time (TWT). Com ela, dispositivos conectados à rede podem determinar quando vão começar a receber e enviar dados, aumentando a vida útil da bateria de smartphones, tablets e de outros aparelhos inteligentes.

Por fim, esse novo padrão de rede sem fio também entrega a criptografia WPA3, que oferece maior proteção contra ataques de força bruta.

Vantagens do Wi-Fi 6

  • Maior velocidade: o Wi-Fi 6 pode alcançar velocidades de até 9,6 Gb/s;
  • Menor interferência: roteadores com suporte ao Wi-Fi 6 entregam a assinatura BSS Color para diminuir interferências;
  • Maior número de dispositivos conectados: é possível conectar mais dispositivos sem perda de velocidade;
  • Economia de energia: a tecnologia Target Wake Time diminui o consumo de energia, aumentando a vida útil da bateria dos dispositivos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários