Entrada USB-C pode se tornar padrão no Brasil
Unsplash/Daniel Romero
Entrada USB-C pode se tornar padrão no Brasil

A União Europeia exigiu a adoção da porta USB-C  em todos os smartphones vendidos no bloco, e uma medida similar também pode acontecer no Brasil. A Anatel, que determina as regras para homologação de dispositivos, abriu uma consulta pública sobre a padronização dos carregadores de celular.

A proposta da Anatel é baseada nos novos requisitos europeus e considera a comissão de senadores dos EUA, que  luta pela padronização do conector de carga dos celulares. A agência também optou pelo USB-C, que está presente na maioria dos smartphones Android vendidos hoje em dia.

A Anatel afirma que a padronização "permitirá maior conveniência dos consumidores" e "possivelmente reduzirá resíduos eletrônicos pelo reaproveitamento de carregadores" quando houver trocas de aparelho. Na proposta da agência, a obrigatoriedade para o USB-C começaria a partir de 1º de julho de 2024.

Caso o texto proposto seja aprovado de forma integral, a exigência do conector USB-C existirá apenas para celulares com possibilidade de carregamento via cabo. Com isso, Apple e outras fabricantes não ficam impedidas de eliminar totalmente os cabos e criar smartphones que só podem ser carregados por indução (sem fio).

Embalagens devem indicar requisitos de carga

Além de unificar os conectores para o USB-C, a proposta da Anatel prevê a padronização dos protocolos de carregamento dos dispositivos. As embalagens e o manual dos celulares devem indicar a potência mínima e se há suporte a carregamento rápido.

Por contemplar apenas celulares, a proposta da Anatel é menos exigente que a da União Europeia. O bloco também prevê a padronização com USB-C até 2024 para câmeras, leitores de e-books, fones de ouvido, videogames portáteis e alto-falantes recarregáveis.

Por se tratar de uma consulta pública, qualquer pessoa, empresa ou entidade poderá enviar sua opinião. As contribuições podem ser feitas até 26 de agosto de 2022 pela plataforma Participa Anatel .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!