Galaxy Watch 4 tem precisão
Divulgação/Samsung
Galaxy Watch 4 tem precisão

O Galaxy Watch 4 pode se tornar uma ferramenta importante na área da saúde. Segundo um estudo publicado pela revista médica Sleep Health, realizado pela Samsung Medical Center e Samsung Electronics, o smartwatch da sul-coreana ofereceu medições de Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) semelhantes aos de aparelhos médicos tradicionais, apesar da tecnologia ainda não ser 100% precisa.

O estudo monitorou 97 adultos com distúrbios do sono e, após vários testes, concluiu que o Galaxy Watch 4 pode ser usado para monitorar pacientes. Os pesquisadores realizaram medições simultâneas em várias pessoas que sofrem do distúrbio, tanto com o wearable da Samsung quanto com um sistema médico tradicional.

Os testes mostraram que o smartwatch da sul-coreana ofereceu leituras alinhadas aos do aparelho médico. Ou seja, quando houve alterações no nível de oxigenação no modelo de referência, o relógio exibiu dados similares, provando que o sensor SpO2 utilizado pela empresa é realmente preciso.

Com esses resultados, é possível concluir que o Galaxy Watch 4 pode ser um aliado importante para pacientes que sofrem de AOS, reduzindo a necessidade de procedimentos hospitalares mais caros, por exemplo.

Esse distúrbio, que ocorre enquanto a pessoa está dormindo e roncando, bloqueia a passagem de ar devido ao colabamento das paredes da faringe, causando uma parada respiratória. A AOS afeta até 38% dos adultos em todo o mundo, com 50% dos homens e 25% das mulheres de meia-idade enfrentando um nível moderado a grave.

Vale ressaltar que, apesar do Galaxy Watch 4 entregar bons resultados, o estudo afirma que "outras melhorias nos algoritmos de dispositivos vestíveis são necessárias para obter informações mais precisas e confiáveis ​​sobre as medições de saturação de oxigênio". Portanto, a tecnologia do dispositivo não é 100% precisa e ainda carece de aprimoramentos.

Galaxy Watch 4 tem grande potencial na área da saúde

O Galaxy Watch 4 tem sido considerado um ótimo aliado quando o assunto é saúde. Em junho deste ano, a Samsung firmou uma parceria com o InCor, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, para monitorar pacientes à distância usando o relógio.

A parceria visa desenvolver uma plataforma de telemonitoramento digital assistido com o auxílio dos smartwatches da marca. A iniciativa tem chances de ser ampliada e até aplicada no Sistema Único de Saúde (SUS) mas, por enquanto, ainda está em fase de pesquisa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!