Microsoft alerta para falhas em tecnologia
Divulgação/Microsoft
Microsoft alerta para falhas em tecnologia

Os mecanismos de busca apontam onde está a resposta que você procura. Com o surgimento de inteligências artificiais que dão a resposta a você, essa dinâmica pode mudar. É o que podemos esperar da recente combinação do Bing com o ChatGPT? Talvez. A própria Microsoft alerta que os resultados dessa integração podem ser convincentes, mas errados.

O Bing e o navegador Edge usarão a tecnologia do ChatGPT para gerar respostas na mesma página da consulta. É como se você estivesse conversando com um robô que se comunica ou realiza tarefas por meio de textos. Se você já usou o ChatGPT, sabe como é a experiência.

Mas é preciso ter em mente que a tecnologia por trás do ChatGPT é um modelo de linguagem. Esse sistema tem um objetivo primário: gerar textos que podem ser compreendido por nós, humanos.

Para tanto, os resultados entregues precisam ser coerentes. Por exemplo, "um pássaro está cantando na janela" é uma frase que se encaixa nesse contexto. Já "a impressora levou a árvore para passear", não. Só que uma resposta pode ser coerente, mas não correta. É aí que surge o alerta.

Microsoft: "use o seu bom senso"

O FAQ do Bing foi atualizado para refletir a nova fase. Ali, a Microsoft alerta: "O Bing tenta basear todas as suas respostas em fontes confiáveis, mas a IA pode cometer erros, e o conteúdo de terceiros na internet nem sempre é preciso ou confiável. Às vezes, o Bing deturpa as informações que encontra e você pode ver respostas convincentes, mas incompletas, imprecisas ou inadequadas. Use seu bom senso e verifique os fatos antes de tomar decisões ou medidas com base nas respostas do Bing".

É claro que, com os devidos refinamentos, mecanismos do tipo ficarão menos suscetíveis a resultados ruins. Mas, por enquanto, é recomendável não confiar plenamente neles. O próprio ChatGPT já deu numerosos exemplos de respostas erradas ou imprecisas.

A Microsoft ainda tem outro problema para lidar: o risco de a inteligência artificial cometer plágio (ou ser acusada de).

Mas o Verge faz uma observação importante: o Bing exibe as respostas do chatbot ao lado dos resultados das buscas convencionais. Na primeira olhada, essa abordagem pode parecer confusa ou poluir a página. Por outro lado, ela permite que o usuário cruze as informações de ambos os mecanismos.

Apesar de, no momento, os resultados do ChatGPT e afins não serem totalmente confiáveis, tudo indica que o futuro dos serviços de busca está nesse tipo de tecnologia. Não é por acaso que o Google anunciou o Bard , a sua resposta ao ChatGPT.

No caso do Bing, vale lembrar que a integração com a tecnologia do ChatGPT está sendo liberada aos poucos. É preciso entrar em uma lista de espera para ter acesso a ela.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!