Tamanho do texto

As ferramentas "Levels" e "Hue/Saturation" permitem alterar os níveis de intensidade, matiz, realce, saturação e brilho das cores de uma imagem

Brasil Econômico

O tratamento de imagens consiste em remover imperfeições, alterar elementos e corrigir as cores de uma foto. Antigamente, esse processo costumava ser feito por meio de soluções químicas aplicadas nas imagens diretamente, melhorando seu aspecto. Com a digitalização e a popularização de programas especializados, como o Photoshop, a liberdade do usuário em aprimorar o seu conteúdo foi expandida.

Leia mais:  Como recortar fotos no Photoshop

Uma das principais atividades no tratamento de imagens é corrigir as cores de uma foto, que podem ter sido comprometidas durante o processo de captura. O Photoshop oferece duas ferramentas com esse intuito, são os menus "Levels" e "Hue/Saturation". Confira no tutorial como usá-las.

Como corrigir as cores de uma imagem usando o Photoshop

Ferramenta "Levels"

A ferramenta "Levels" serve para ajustar os níveis de intensidade das sombras, de tons médios e realçar a imagem. 

1) Com a foto aberta no photoshop, clique em Image > Adjustments > Levels (atalho Cmmd + L no teclado do Mac ou Ctrl + L no do Windows). 

alt Adjustments Levels" /
Reprodução
Para abrir o menu, clique em Image Adjustments Levels

 2) A janela "Levels" irá se abrir e, em seu centro, será apresentado um "Histograma de Níveis".

Será apresentado um histograma que representa a quantidade de pixels de cada tonalidade.
Reprodução
Será apresentado um histograma que representa a quantidade de pixels de cada tonalidade.







Um Histograma de Níveis mostra a quantidade de pixels (pequenos quadradinhos que formam uma imagem) de cada cor distribuídos pela foto. Na esquerda são apresentados os pixels mais escuros. No centro estão os tons médios e, na direita os realces. 

O histograma representa a quantidade de pixels de uma determinada cor (do mais escuro, na esquerda, para o mais claro, na direita) em uma imagem.
Reprodução/ Adobe
O histograma representa a quantidade de pixels de uma determinada cor (do mais escuro, na esquerda, para o mais claro, na direita) em uma imagem.















3) Antes de começar a tratar a imagem, certifique-se que a opção preview está selecionada.

A opção preview determina se suas alterações vão ser representadas imediatamente na imagem ou se você só poderá vê-las após pressionar
Reprodução
A opção preview determina se suas alterações vão ser representadas imediatamente na imagem ou se você só poderá vê-las após pressionar "Ok"


4) Caso você não queira ter muito trabalho ajustando as cores, o Photoshop te oferece uma série de configurações prontas na aba "Preset".

Na janela
Reprodução
Na janela "Presets" uma série de configurações prontas estão diponíveis

Um exemplo de configuração é a opção "Lighter", que deixa sua imagem mais clara. 

A configuração
Reprodução
A configuração "Lighter" deixa sua foto mais clara e é muito útil em fotos tiradas em ambientes noturnos.















5) Para alterar os níveis da sua foto manualmente, clique e arraste as setas localizadas abaixo do Histograma como desejar. Lembre-se, a seta da esquerda altera os tons escuros, a central os tons médios e da direita os realces da foto. 

Use a setas, localizadas abaixo do histograma, para ajustar os níveis da sua foto manualmente.
Reprodução
Use a setas, localizadas abaixo do histograma, para ajustar os níveis da sua foto manualmente.















5)
 Quando finalizar, clique em "Ok"

Veja também: Adobe Dimension: Conheça o novo editor de gráficos 3D

Ferramenta "Hue/Saturation"

A "Hue/Saturation" te permite ajustar matiz, saturação e luz de uma determinada cor individualmente. 

1)  Na barra de ferramenta na parte superior da tela, clique em Image > Adjustments > Hue/Saturation (atalho Cmmd + U no teclado do Mac ou Ctrl + U no do Windows). 

alt Adjustments Hue/Saturation" /
Reprodução
Clique em Image Adjustments Hue/Saturation


Serão apresentadas três barras: Hue, Saturation e Lightness.

Na janela que irá se abrir, serão apresentadas 3 barras: Hue, Saturation, Lightness
Reprodução
Na janela que irá se abrir, serão apresentadas 3 barras: Hue, Saturation, Lightness


Veja abaixo o que cada uma delas significa:
Hue: Nessa opção podemos alterar a matiz da cor. A matiz é o que torna possível diferenciar uma cor da outra. Na barra "Hue" você pode, por exemplo, transformar as cores vermelhas em azul. 

Saturation:  A chamada "saturação HSL" mescla o matiz da cor desejada no cinza. Quanto mais matiz houver, mais "pura" é uma cor. Por consequência, se uma superfície vermelha não possuir saturação nenhuma, ela ficará cinza. A barra saturação permite que você defina quanto matiz de determinada cor você quer aplicar (ou retirar) da imagem.

Lightness:  Na barra "Lighness" você pode misturar as cores branco ou preto na tonalidade que você deseja. Isso permite que o usuário crie tonalidades diferentes, efeitos de sombra, dentre outros.

2) O "Hue/Saturation/ também te oferece uma série de configurações prontas. Elas estão disponíveis na aba "Preset".

No menu
Reprodução
No menu "Preset", uma série de configurações prontas serão apresentadas para você. Isso permite que o processo de tratamento de imagens seja feito automaticamente


Um exemplo é a opção "Old Style", que deixa a foto com aspecto antigo. 

Um dos
Reprodução
Um dos "presets", chamado "Old Style", deixa a imagem com o aspecto de antiga automaticamente, economizando tempo do usuário na hora de fazer o tratamento de imagens















3)  Caso você deseje alterar as cores manualmente, preste atenção em uma aba que se localiza entre a barra "Hue" e "Preset". Lá, você pode escolher qual cor você deseja alterar individualmente. A opção "Master" permite que você trate todas as cores ao mesmo tempo. 

A opção
Reprodução
A opção "Master" te permite que você trate todas as cores simultaneamente. Entretanto, também é possível que você trata cada cor de maneira individual, basta selecioná-la















4) 
Edite as cores como você desejar. Quando terminar, clique em "Ok". 

Quando terminar o tratamento de imagens, clique no botão
Reprodução
Quando terminar o tratamento de imagens, clique no botão "Ok" para aplicar todas as modificações permanentemente.














Leia mais:  Apple ajudou FBI com dicas para desbloquear iPhone de atirador do Texas

Essas são as principais ferramentas de correção de cores que o Photoshop oferece. Entretanto, o programa ainda possui outras funcionalidades voltadas ao tratamento de imagens que podem ser exploradas e combinadas pelo usuário para melhorar o resultado. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.