Olhar Digital

Após um tempo sem trazer os zenbooks para o Brasil, a ASUS volta a trazer a sua linha de ultrabooks para o nosso país com o Zenbook 14. O novo aparelho chama a atenção de todos que o veem por conta de seu visual procura aliar uma configuração robusta, enquanto se mantém pequeno e fino o suficiente para ser levado a qualquer lugar.

Leia também: Como fazer um vídeo bombar nas redes sociais? Especialista dá 6 dicas

O Olhar Digital recebeu uma das unidades deste aparelho para fazer a sua análise e contar as suas impressões. A seguir, confira em detalhes o que nós achamos do novo Zenbook 14 da Asus.

Acabamento do Zenbook 14

Acabamento do Zenbook 14 é um dos destaques do aparelho
Reprodução/Olhar Digital
Acabamento do Zenbook 14 é um dos destaques do aparelho

Um dos grandes destaques da linha Zenbook da Asus sempre foi seu acabamento premium, onde as cores dos produtos acabam se destacando em um visual simples e elegante ao mesmo tempo. O Zenbook 14 não é exceção à regra e também faz bonito neste sentido.

O Olhar Digital teve acesso ao aparelho em uma cor prateada, sendo que sua superfície só traz o logo da Asus estampado. Já nas laterais estão as suas entradas USB, saída para alimentação de energia e porta HDMI para conexão a outros aparelhos, o que acaba deixando a sua parte traseira livre de qualquer item.

Leia também: "Harry Potter: Wizards Unite" estreia com resultado (bem) abaixo do esperado

Já ao abrir a tampa do notebook , o primeiro item a ser notado é a sua caixa de som, que tem uma cor levemente diferente do resto do produto. Isto, no caso, serve para dar um destaque ao sistema de som implementado aqui, que faz parte da Harman Kardon e que será comentado mais abaixo.

Caixa de som do Zenbook 14 vem em uma cor diferente
Reprodução/Olhar Digital
Caixa de som do Zenbook 14 vem em uma cor diferente

Outro destaque que só pode ser notado quando o Zenbook está ligado fica por conta do seu teclado numérico localizado no mesmo local do touchpad, sendo aceso por LED e dando um visual bonito ao produto. Ainda na questão de luzes, outro detalhe bonito e acertado pela Asus fica para o backlight das teclas do teclado, que é bem discreto, mas funcional.

Teclado numérico do Zenbook 14 fica no mesmo lugar do touchpad
Reprodução/Olhar Digital
Teclado numérico do Zenbook 14 fica no mesmo lugar do touchpad

Desta forma, o Zenbook 14 acaba tendo as proporções de 31,9 cm x 19,9 cm x 1,59 cm (largura, comprimento e espessura), tendo o seu peso em torno de 1,19 kg.

Tela do Zenbook 14

Tela do Zenbook 14 tem 14 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels)
Reprodução/Olhar Digital
Tela do Zenbook 14 tem 14 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels)

Apesar da Asus apostar em uma tela sem bordas, devido à câmera que fica na parte superior dela, é possível notar tais bordas no aparelho, que lhe tiram um pouco de área utilizável, mas isto não chega a ofuscar o charme do produto. Assim, a tela acaba tendo o tamanho de 14 polegadas e traz a resolução Full HD (1920 x 1080 pixels).

Para a maioria das tarefas a serem executadas, o tamanho da tela e a sua qualidade são realmente boas, com cores bem fiéis. Entretanto, algo que pode incomodar é o fator da tela não possuir um brilho e nem um contraste muito alto.

Leia também: Edição de "Game of Thrones" do Galaxy Fold custa, acredite, mais de R$ 31 mil

Na prática, durante a execução de aplicativos comuns isto pode até não ser um problema. Mas, por conta deste brilho relativamente baixo mesmo quando utilizado no máximo, assistir a um filme mais escuro ou até mesmo vídeos comuns pode ser decepcionante pois o reflexo do ambiente predominará sobre o que você deveria estar assistindo ou vendo.

Ver um vídeo ou filme mais escuro pode ser decepcionante no Zenbook 14
Reprodução/Olhar Digital
Ver um vídeo ou filme mais escuro pode ser decepcionante no Zenbook 14


Teclado e touchpad do Zenbook 14

Em geral, teclado do Zenbook 14 é confortável
Reprodução/Olhar Digital
Em geral, teclado do Zenbook 14 é confortável

Assim como a maioria dos aparelhos de seu segmento, o Zenbook 14 traz um teclado com teclas ao estilo chiclete, ou seja, são teclas bem baixas. Enquanto isto, assim como mencionado anteriormente, este ultrabook tem um teclado numérico, mas que fica posicionado em seu touchpad, sendo projetado por LED.

Você viu?

Em geral, o teclado é bem confortável para o uso e, uma vez que me acostumei a ele, dificilmente enfrentei problemas como errar o que estava digitando. Algo elegante e que também é bem positivo fica por conta de o teclado ser retro iluminado, sendo fácil a sua utilização em ambientes mais escuros ou à noite.

Teclado iluminado do Zenbook 14 ajuda em ambientes mais escuros
Reprodução/Olhar Digital
Teclado iluminado do Zenbook 14 ajuda em ambientes mais escuros

Já o seu touchpad apresenta alguns resultados mistos em relação ao seu funcionamento. Por exemplo, o touchpad é bem sensível aos movimentos, o que é algo bom, já que você consegue movimentar a sua seta pela tela sem grandes problemas. Entretanto, os cliques feitos por toque não são reconhecidos na maioria dos casos.

Em compensação, o teclado numérico do notebook funciona surpreendentemente bem, tendo poucos erros de reconhecimento dos seus números. Algo que não chega a ser um contra, mas que você deve ficar atento, é para desligar o teclado numérico na hora que ele não está em uso, já que é bem comum apertar algum número acidentalmente.

Especificações do Zenbook 14

No que diz respeito à parte técnica, o Zenbook 14 traz uma configuração potente, sendo indicado mais para pessoas que precisam de um computador para trabalho. Assim, veja abaixo as especificações completas do produto:

  • Processador Intel Core i7-8565U
  • Tela NanoEdge de 14 polegadas FullHD (1920 x 1080 pixels)
  • Placa gráfica Intel 620 UHD
  • 8 GB de memória LPDDR3 de 2133 Mhz
  • 256 ou 512 GB de espaço para armazenamento via SSD PCIe 3.0
  • Wi-Fi Gigabit Dual Band e Bluetooth 5.0
  • Câmera 3D com sensor Infravermelho HD
  • Som estéreo ASUS SonicMaster certificado por Harman Kardon
  • Microfone compatível com suporte para a Cortana e a Alexa
  • Bateria de lítio de 50Wh com autonomia de até 13 horas
  • 1 porta USB 3.1 Tipo-C segunda geração, 1 porta USB tipo-A, 1 porta USB 2.0, entrada HDMI, entrada para fone de ouvidos e um leitor de cartões microSD

Perfomance e desempenho do Zenbook 14

Como foi dito acima, graças a essa configuração, o computador consegue entregar um bom desempenho para a utilização da maioria de programas de escritório, como navegadores, suíte office e players de vídeo. Entretanto, programas que requisitam mais desempenho de uma placa de vídeo, acabam sofrendo devido à placa de vídeo gráfica integrada.

Apesar de não ser um contra, já que este não é o seu propósito, é necessário ressaltar que este ultrabook não é recomendado para jogos, já que ele não terá um bom desempenho neles. Além disto, um fator positivo é que mesmo ao utilizar o produto por horas, ele praticamente não esquentou e o seu sistema de ventilação e é extremamente silencioso, um ponto onde a Asus realmente caprichou.

Algo que realmente surpreende no Zenbook 14 é a velocidade do sistema para carregar graças ao seu SSD Pcie, que leva apenas 8 segundos entre apertar o botão de ligar e já estar dentro do Windows. Quanto aos programas que são instalados nele, essa mesma velocidade é mantida, mostrando que esse SSD foi mais um ponto acertado pelo Asus.

O único contra em relação ao sistema fica mesmo por conta do número de aplicativos pré-instalados pela Asus. Vindo com 8 GB de memória RAM, o notebook consegue oferecer um bom desempenho para praticamente qualquer tarefa, entretanto, tais programas pré-instalados consomem entre 30% a 40% da matéria total do aparelho.

Zenbook 14 leva 8 segundos entre você apertar o botão de ligar até você estar no ambiente do Windows
Reprodução/Olhar Digital
Zenbook 14 leva 8 segundos entre você apertar o botão de ligar até você estar no ambiente do Windows

É claro, que felizmente, a maioria desses programas podem ser desinstalados, mas alguns deles podem ser importantes, por interagirem com o hardware do aparelho. Já outros apps, como o Giftbox (uma loja de aplicativos) e o Mcafee Livesafe se demonstram desnecessários, uma vez que o próprio Windows 10 conta com soluções deste tipo.

Bateria do Zenbook 14

Mais um ponto em que a Asus acertou fica por conta da bateria, que possui uma autonomia máxima de 13 horas. Nos testes realizados pelo Olhar Digital, foi possível utilizar o produto por aproximadamente dez horas, sendo que após este período a sua porcentagem se encontrava ainda em 10%.

Para os testes, não foi mudada nenhuma configuração da máquina, o que significa que foi utilizando o perfil de energia normal do Windows 10. Outra adição interessante ao produto, também fica por conta de sua porta USB tipo-C, que pode ser utilizada para a recarga do Zenbook.

Preço do Zenbook 14

O Zenbook 14 foi lançado oficialmente no Brasil no dia 25 de junho durante evento realizado pela Asus. O preço oficial sugerido para ele é de R$ 5,9 mil.

Conclusão

O Zenbook 14 da Asus é ultrabook indicado para pessoas que irão utilizá-lo no trabalho e que dependem de uma boa velocidade e resposta do sistema. Já para lazer, talvez ele não seja a opção mais indicada, uma vez que a tela dele, como visto acima, deixa a desejar para algumas tarefas.

Ainda assim, esta questão da tela pode ser relevada, uma vez que o notebook acaba compensando bastante no seu acabamento, que além de ser bem bonito, passa a sensação de resistência.

Desta forma, é possível afirmar que o Zenbook 14 é sim um bom produto e oferece um desempenho invejável. Entretanto, o seu preço de lançamento ainda pode ser considerado um pouco alto tendo em vista outras opções disponíveis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!