Olhar Digital

WhatsApp bane membros de grupos de zoeira
shutterstock
WhatsApp bane membros de grupos de zoeira


De acordo com relatos, o WhatsApp está banindo grupos que possuem algum termo malicioso ou ofensivo no nome ou na descrição. O WhatsApp também está proibindo usuários que estavam nestes grupos de usar o app .

O primeiro relato foi encontrado em um fórum do Reddit , no qual o usuário Mowe11 escreveu sobre seu banimento do mensageiro. Ele explica que um colega mudou o nome do grupo da universidade para um termo ilegal, o que determinou a exclusão de todos os integrantes. Ele também confirmou que todos os membros foram banidos do WhatsApp e que foi a terceira vez que um usuário fez isso.

Leia também: WhatsApp bloqueia contas de mais de 500 farmácias brasileiras sem explicação

Francisco Alfaro, outro membro do Reddit, conta que estava em um grupo de sua escola, com cerca de 100 participantes. Quando ele acordou, todos os membros tinham sido banidos sem motivo aparente. O usuário PiTiXX, por sua vez, relata que foi proibido de usar o WhatsApp , porque seu amigo mudou o nome do grupo para algo malicioso, o que gerou a suspensão de todas as contas participantes.

No Twitter , alguns usuários também relataram que foram banidos depois de participarem de grupos com nomes que envolviam termos ilegais ou ofensivos. Um usuário afirmou que toda sua turma foi banida do WhatsApp depois de um colega colocar um termo ilegal no nome do grupo. Outra usuária comentou sobre pessoas banidas depois de participarem de um grupo que, por brincadeira, se chamava "pornô infantil". 

Você viu?

Leia também: WhatsApp bane contas de diversos tatuadores brasileiros sem explicação



Por que usuários estão sendo banidos?

75% de todos os banimentos realizados pelo WhatsApp faz parte de um processo automático, o que muito provavelmente se encaixa nesses casos. Com algoritmos trabalhados através de aprendizado de máquina, o aplicativo identifica comportamentos suspeitos a partir das informações que possui dos usuários. 

Leia também: WhatsApp bane 2 milhões de contas por mês, mas isso não é o suficiente

Como as mensagens e todas as mídias que circulam no WhatsApp são criptografadas , a empresa tem acesso apenas a forma com que as pessoas se comportam. Em grupos, a data de criação, o nome e a descrição, por exemplo, são visíveis ao WhatsApp. Por isso, se o nome do grupo faz referência a alguma atividade ilegal, isso é o suficiente para que o algoritmo entenda que todos os membros devem ser banidos - mesmo que o conteúdo do grupo não tenha nada a ver com seu nome. 

Fui banido, e agora?

Existem dois tipos de banimento no WhatsApp : o temporário e o definitivo. No caso do temporário, basta que o usuário aguarde que, em breve, a conta será retomada. Já o caso do banimento definitivo é mais complicado. 

Uma solução é contatar o suporte ao usuário, presente na própria mensagem de aviso de banimento enviada pelo WhatsApp . Se o suporte não retomar a conta, a última solução para o usuário é criar outro perfil no WhatsApp com outro número de telefone - e aí vale fazer a sincronização com a conta anterior através do backup na nuvem. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!