Olhar Digital

Empresa acusa Google de roubar tecnologia
Unsplash
Empresa acusa Google de roubar tecnologia


O Google precisará se lidar com um problema na Justiça dos Estados Unidos . A Sonos , empresa especializada em áudio que foi pioneira em sistemas multiambiente de caixas de som conectadas , que permitiam reproduzir música em sincronia em vários cômodos da casa, decidiu processar o Google por reproduzir essa tecnologia em dispositivos como o Chromecast Audio e Google Home.

De acordo com o New York Times, são dois processos abertos e eles se referem a cinco patentes registradas pela Sonos. Além de pedir indenização, a Sonos pede que produtos do Google , incluindo notebooks , celulares e caixas de som tenham suas vendas proibidas nos Estados Unidos em uma ação aberta na Comissão Internacional do Comércio dos Estados Unidos.

Leia também: Nest Mini, caixa de som inteligente do Google, chega ao Brasil por R$ 349; veja

A acusação da Sonos diz que o Google roubou a tecnologia de áudio multiambientes após uma parceria entre as duas companhias iniciada em 2013. Na ocasião, a ideia era integrar o serviço de streaming Google Play Música às caixas Sonos , mas o Google teria aproveitado o acesso à tecnologia para implementá-la no Chromecast Audio , que hoje já foi descontinuado. Posteriormente, o Google lançaria suas próprias caixas Google Home e permitiria a inclusão do protocolo de áudio do Chromecast em vários dispositivos de múltiplas fabricantes.

Desde 2016, a Sonos passou a alertar o Google sobre a infração de patentes, e diz ter repetido o alerta em 2018, chegando ao ponto de, em fevereiro de 2019, a Sonos dizer ter contado 100 patentes violadas.

Para completar, o Google é acusado de práticas anticompetitivas que lhe deram vantagem no mercado sobre a própria Sonos. Isso inclui, principalmente, o subsídio aos dispositivos Google Home, que são vendidos mais baratos com o objetivo de recuperar o investimento por meio da coleta dos dados de usuários. A prática chegou ao ponto que vários usuários começaram a receber dispositivos Home Mini gratuitamente, apenas para acelerar a coleta de dados.

Leia também: Google, Amazon e Apple fazem parceria para desenvolver dispositivos inteligentes

O Google , obviamente, se defende das alegações. “Ao longo dos anos, tivemos várias conversas com a Sonos sobre direitos de propriedades intelectuais de ambas as companhias e estamos desapontados pela Sonos ter aberto estes processos em vez dar sequência às negociações de boa-fé. Nós negamos as acusações e nos defenderemos vigorosamente”, diz o comunicado da empresa enviado ao site The Verge.

A Sonos, no entanto, não mira apenas o Google . A empresa também diz que a Amazon também infringiu patentes com as caixas de som Echo , mas optou por não acionar a companhia nos tribunais. A justificativa dos executivos, de acordo com o NYT, é que a Sonos não quer enfrentar duas gigantes de tecnologia na Justiça de uma só vez.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!