Olhar Digital

Google alerta para uso de aplicativos em celulares da Huawei
Unsplash
Google alerta para uso de aplicativos em celulares da Huawei


Usuários de smartphones Huawei que desejam usar aplicativos do Google  em seus dispositivos estão por sua conta e risco. Foi isso que a empresa americana afirmou em seu site respondendo as “perguntas sobre dispositivos Huawei e serviços do Google ”. Esse é só mais um capítulo da longa briga entre o governo dos Estados Unidos e a fabricante chinesa que, desde 16 de maio de 2019, impede o Google de fazer negócios com a Huawei.

“O Google está proibido de trabalhar com a Huawei em novos modelos de dispositivos ou de fornecer aplicativos do Google, incluindo Gmail, Maps, YouTube, Play Store e outros, para pré-carregamento ou download nesses dispositivos”, afirmou a empresa na publicação.

Leia também: Huawei pode ter participação limitada no leilão do 5G; entenda

Essa proibição é causada pela desconfiança do governo Trump de que a empresa chinesa possa divulgar dados de seus usuários para o governo chinês. Isso porque a lei do país asiático permite que as autoridades tenham acesso a informações de empresas locais, mesmo as não estatais. Por conta disso, os Estados Unidos proibiram qualquer empresa nacional de fazer negócios com a Huawei .

Tais políticas têm grandes impactos nos usuários de Android . O Google pode fornecer serviços e aplicativos para dispositivos lançados até o dia 16 de maio. Para os comercializados após a data, a empresa afirma que usar seus aplicativos apresentam um “alto risco”.

Leia também: Com Play Store proibida na China, Xiaomi e Huawei se unem; entenda

“Os aplicativos do Google não funcionarão de maneira confiável porque não permitimos que esses serviços sejam executados em dispositivos não certificados, nos quais a segurança pode ser comprometida. O carregamento dos aplicativos do Google também acarreta um alto risco de instalação de um aplicativo que foi alterado ou violado de maneira a comprometer a segurança do usuário”, destacou na publicação.

Antes dessa medida, porém, a empresa pediu ao governo americano para poder continuar trabalhando com a fabricante chinesa. Aparentemente, a justificativa de que a colaboração tornaria as coisas mais seguras não convenceu Donald Trump .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!