Olhar Digital

aplicativo arrow-options
shutterstock
Aplicativo faz pessoas desaparecerem de vídeo


Pessoas que gostam de fazer fotos e gravar vídeos sabem como o posicionamento e o ângulo podem influenciar no produto final. Muitas vezes, alguém cruza o caminho da câmera e interrompe todo o processo. A invenção de um engenheiro do  Google pode dar fim a esta preocupação: um aplicativo promete apagar, em tempo real, as pessoas da tela.

Jason Mayes, desenvolvedor sênior de pesquisa e inteligência de máquinas do Google, criou uma ferramenta para webcam que remove as pessoas de uma stream de vídeo em tempo real. O engenheiro desenvolveu o aplicativo usando Javascript e TensorFlow , uma abrangente biblioteca de ferramentas e recursos para aprendizado de máquina.

Leia também: Para ajudar os indecisos, Netflix testa função 'ao vivo'

Apelidado de "Desaparecimento de Pessoas", o aplicativo captura primeiramente as imagens de um cômodo vazio. Quando uma pessoa entra nesse cômodo, o app usa algoritmos para detectar a forma humana e então ser capaz de apagar esses pixels da imagem. Os buracos resultantes são preenchidos com pixels do quarto, armazenados na memória.

Em um vídeo de demonstração, Mayes caminha pelo quarto, passando quase despercebido enquanto sua imagem é apagada e substituída por elementos do ambiente. Em alguns momentos, é possível ver o contorno do engenheiro, contudo, na maior parte do vídeo, as imagens são precisas quanto à funcionalidade do aplicativo . Até mesmo um computador em sua cama, exibindo imagens, parece não ser afetado por sua presença. Confira.


Você pode obter o código gratuito no GitHub , ou testar com sua própria webcam em uma demonstração em tempo real no  site Disappearing People . Não se esqueça de aguardar alguns instantes para que o aplicativo carregue completamente antes de testá-lo.

Leia também: Jornalista que transmitiu exame ao vivo está curada do câncer

Para aqueles preocupados com possíveis espiões em suas webcams , colar um adesivo por cima da câmera é uma maneira simples de resolver o problema. A prática não deve afetar o funcionamento do Disappearing People, que deve funcionar tão bem quanto - e de forma mais sofisticada.

O app também pode ser usado para entretenimento: aspirantes a cineastas encontrarão diversas oportunidades para rir, com cenas que desafiam a gravidade e apagam os atores da cena.

    Leia tudo sobre: aplicativo

    Veja Também

      Mostrar mais