Olhar Digital

WhatsApp ensina a fugir das fake news
shutterstock
WhatsApp ensina a fugir das fake news


Com o aumento da pandemia de Covid-19 , cresce a quantidade de informações sobre o coronavírus com as quais somos bombardeados diariamente. E infelizmente muitas delas são boatos, as fake news , que podem causar confusão, prejuízo e até mesmo impedir que as pessoas consigam a ajuda de que necessitam.

O WhatsApp elaborou um guia rápido para identificar estas informações. São cinco dicas simples, que todos podem seguir, e muitas funcionam em qualquer plataforma. Confira:

Leia também: Cuidado! Golpes sobre coronavírus no WhatsApp já atingem mais de 2 mi de pessoas

1. Verifique se a mensagem foi encaminhada

Você pode verificar se uma mensagem foi escrita especialmente para você ou se foi encaminhada de outra conversa usando o indicador de "mensagens encaminhadas", um rótulo em itálico que aparece no início da mensagem. Isso o ajudará a identificar correntes com informações falsas.

2. Confirme as fontes

Se você receber uma mensagem de áudio, vídeo ou texto com dados inacreditáveis, estranhos ou alarmantes, procure informações de fontes confiáveis que confirmem isso, como jornais ou sites verificados . Atualmente, existe o Alerta de Saúde da OMS no WhatsApp , um serviço gratuito desenvolvido para responder a perguntas sobre o novo coronavírus com informações precisas e autênticas. Para começar a receber informações neste canal, envie uma mensagem no aplicativo com a palavra "Hi" para +41 79 893 1892.

Você viu?

Leia também: OMS cria robô no WhatsApp para tirar dúvidas sobre coronavírus; veja como usar

3. Não abra links de origem duvidosa

Se alguém que você conhece enviar um link para um site não oficial, não clique. Se clicar e o site solicitar informações pessoais, não informe nada.

4. Atenção aos detalhes

Prestar atenção a pequenos detalhes , como erros de ortografia ou nomes confusos, pode ser a chave para detectar notícias falsas ou mensagens fraudulentas . Verifique se as informações vêm de um site confiável antes de compartilhá-las com mais pessoas. Se você não tem certeza, não compartilhe. É no “por via das dúvidas” que as correntes se espalham.

Leia também: Ministério da Saúde cria pacote de figurinhas no WhatsApp sobre coronavírus

5. Faça parte da solução

Se você identificou que as informações são falsas, notifique a pessoa que as compartilhou com você e incentive-a a verificar suas informações . Qualquer informação importante está sendo relatada pelos canais oficiais e redes sociais verificadas do Ministério da Saúde .

Se você receber notícias falsas, poderá denunciar um contato ou grupo seguindo estas etapas: abra a conversa, selecione o grupo ou contato para visualizar as informações do perfil e escolha a opção denunciar contato ou denunciar grupo .

O WhatsApp criou recentemente uma central, ou Hub , com orientações simples e úteis sobre o coronavírus para profissionais da saúde, educadores, líderes comunitários, organizações sem fins lucrativos, governos e empresas locais. O site também oferece diversas dicas e recursos para usuários de todo o mundo a fim de diminuir a disseminação de rumores e disponibilizar informações oficiais de saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!