Olhar Digital

Google lança novos recursos para pessoas com deficiência
Unsplash/Mitchell Luo
Google lança novos recursos para pessoas com deficiência


O Google anunciou algumas atualizações nos recursos de acessibilidade do Android para o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, que acontece toda terceira quinta-feira do mês de maio. A data tem o objetivo de aumentar a conscientização a respeito da acessibilidade das pessoas com deficiência.

O principal anúncio é o lançamento público dos Action Blocks, que permitem criar botões grandes e personalizados para ações complexas, como tocar música ou fazer uma ligação - tarefas difíceis para alguém com deficiência cognitiva. Novos recursos também foram adicionados ao Live Transcribe, suporte Bluetooth ao Sound Amplify e melhores opções de navegação ao Voice Access.

Leia também: Por mais acessibilidade: quando a tecnologia se torna pernas, olhos e ouvidos

Todos esses recursos podem ser extremamente importantes para pessoas com deficiência, além de serem úteis para todos os usuários. Os Action Blocks, por exemplo, podem ajudar a configurar pequenas ações do Google Assistente para automatizar coisas comuns que seriam feitas com a voz, como pedir para desligar as luzes da casa.

Após instalar o Action Blocks, você pode configurá-lo escolhendo uma lista de ações predefinidas ou digitando por conta própria. Isso também pode ser feito por voz, com o Google Assistente. Depois de configurado e testado, você pode salvar o botão na tela inicial.

O app permite colocar sua própria foto personalizada no botão, afinal o objetivo é ajudar pessoas com deficiências cognitivas a realizar tarefas em seus telefones. Portanto, definir uma foto grande de um membro da família para fazer uma chamada de vídeo é essencial.

Você viu?

Leia também: Cabify lança versão do aplicativo acessível para deficientes visuais

O Live Transcribe é um dos recursos mais úteis criados pelo Google. Ele faz exatamente o que o nome diz: transcreve automaticamente um discurso para texto - inclusive em mais de um idioma. A novidade é que agora é possível definir palavras específicas que o mecanismo pode não reconhecer, como um nome difícil ou um termo técnico. Basta digitar a palavra nas configurações do Live Transcribe; não é necessário falar em voz alta.

O app já oferecia a possibilidade de salvar transcrições localmente, mas agora o Google permite a pesquisa por palavras-chave. A empresa observa que, apesar do recurso de pesquisa, os dados não são baseados nos servidores do Google, e sim no próprio celular. As transcrições são enviadas para a nuvem apenas para serem processadas, mas não são salvas lá.

Por fim, o Live Transcribe permitirá que o usuário defina seu nome como uma palavra-chave que vibrará o telefone. Isso pode ajudar pessoas com deficiência auditiva a identificar quando alguém quer falar com elas.

Leia também: Google Maps lança opção de rotas com acessibilidade para cadeirantes

A amplificação de som do Android permite usar o telefone para amplificar e esclarecer o áudio. Não substitui um aparelho auditivo, mas é útil. Antes ele funcionava apenas com fones de ouvido com fio, agora ele passa a suportar fones Bluetooth.

Por último, o Google Maps no Android e no iOS dará aos usuários a opção de mostrar o acesso de cadeira de rodas imediatamente quando pesquisarem, sem precisar acessar os detalhes do local. Os mapas mostram também vários tipos de acesso, incluindo o próprio edifício, banheiros, áreas de estacionamento e áreas de estar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!