Olhar Digital

WhatsApp
shutterstock
Whatsapp oferece recursos bancários


Recentemente, o WhatsApp trouxe ao Brasil seu sistema de pagamentos , mas o aplicativo quer ser muito mais do que isso. Nesta quarta-feira (22), durante a Global Fintech Fest, a empresa anunciou seus planos para a Índia que tornam o app praticamente um banco digital .


O aplicativo pretende oferecer serviços de crédito, seguros e produtos de pensão, mirando principalmente o público de baixa renda nas áreas mais distantes dos grandes centros urbanos indianos. Para isso, o WhatsApp trabalha com uma série de instituições financeiras e bancos do país e deixa claro que funciona apenas como um intermediário; a iniciativa é dos próprios parceiros e a decisão de aderir aos serviços é dos usuários.

A parceria com o WhatsApp tem se mostrado frutífera para os bancos. Como relata o site TechCrunch , instituições como ICICI Bank e Kotak Mahindra conquistaram 3 milhões de clientes graças à parceria com o aplicativo .

A ideia dos envolvidos é ajudar a bancarizar não apenas indivíduos, mas também ajudar a digitalizar pequenas e médias empresas no país. “Mesmo uma conversão pequena da demanda se traduzirá em uma infusão de grandes economias no sistema financeiro”, diz Abhijit Bose, diretor do WhatsApp na Índia.

O plano é uma aposta ambiciosa e que tem algum fundamento. Os bancos têm grande dificuldade de penetração e uma série de obstáculos que dificultam a abertura de contas e uso dos serviços bancários. O WhatsApp , por outro lado, é o aplicativo mais usado no país, com mais de 400 milhões de usuários, proporcionando um alcance que outros serviços dificilmente conseguiriam.

A Índia também tem se mostrado um laboratório interessante para as novas empreitadas do WhatsApp no mundo financeiro. O WhatsApp Pay , recém-lançado no Brasil, apareceu primeiro como um experimento no país asiático antes de se expandir para outras regiões. Isso também indica que nada impede que o aplicativo traga essas novas funções para outros países em um momento futuro, especialmente em países onde há uma grande população desbancarizada, como é o caso do Brasil.

    Veja Também

      Mostrar mais