Atualmente, Bill Gates
, que é um gigante da tecnologia, empresário, filantropo e investidor, tem se demonstrado um forte parceiro no combate ao avanço da Covid-19
pelo mundo. O empresário tem investido intensamente em empresas que trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra o vírus, no entanto, diversas fake news foram criadas em torno de seus investimentos.
Em entrevista à Wired, o empresário se posicionou contra a criptografia
em apps de mensagens, como o WhatsApp
. A criptografia é o processo de codificação de informações que impede que qualquer pessoa que não seja o destinatário tenha acesso às mensagens. O sistema garante a privacidade
dos usuários de ponta a ponta e nem mesmo o WhatsApp tem acesso às mensagens dos usuários.
Segundo Gates, é este tipo de sistema que, apesar de ser importante, garante a proteção da identidade de pessoas que promovem diversas fake news, principalmente em relação a ele e o combate ao coronavíus.
“Quando você tem essas mensagens criptografadas, não há como saber quem está por trás delas. Eu pessoalmente acredito que o governo não deveria permitir que essas mentiras e fraude ou pornografia infantil [sejam escondidas por criptografia]”, disse Gates.
O WhatsApp , por exemplo, já teve inúmeros problemas com a Justiça brasileira por não liberar mensagens dos usuários que deveriam ser usadas em investigações criminais. De acordo com o aplicativo , eles não podem liberar o que eles não têm acesso, pois nenhuma mensagem é guardada em seus servidores.