Olhar Digital

Word
Unsplash/Romain V
Word começa a transcrever áudios

O velho Microsoft Word agora pode transcrever palavras. No ano passado, a Microsoft já havia sugerido que um recurso como esse chegaria aos usuários e, nesta terça-feira (25), isso de fato aconteceu no Word versão web .

Com a nova ferramenta, os usuários podem transcrever áudios ao vivo ou fazer o upload de gravações de áudio e vídeo para obter a forma escrita do que está sendo falado. Para utilizar a transcrição, basta ir até o botão "Ditar" e clicar na seta lateral para encontrar a opção "Transcrever".

No notebook que testamos, o recurso ainda não está habilitado, mas a equipe do portal Engadget testou o botão "Transcrever" e afirmou que parece bastante preciso. A ferramenta foi capaz de capturar a maior parte do texto de um trecho de um áudio da National Public Radio, rádio sem fins lucrativos dos Estados Unidos, bem como dos áudios de diferentes alto-falantes.

Além disso, é possível editar o texto obtido na barra lateral e nomear os autores dos áudios individualmente antes de mover os trechos escritos para o documento do Word .

Vale lembrar que é preciso uma assinatura no Microsoft Office 365 para utilizar o recurso, que está limitado a cinco horas de transcrição por mês e arquivos de 200 MB para uploads.

Embora a ferramenta esteja disponível apenas na versão web do Word - o que pode afetar a precisão da transcrição, já que as gravações ficam armazenadas na nuvem -, a Microsoft já anunciou que fornecerá, em breve, o mesmo recurso nos aplicativos para Android e iOS . Resta saber quando - e se - a transcrição chegará ao aplicativo do Word para desktop.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários