Olhar Digital

Among Us  tem feito muito sucesso no Brasil
Reprodução
Among Us tem feito muito sucesso no Brasil

Among Us , o jogo desenvolvido pela Innersloth para smartphones e PC, foi originalmente lançado em junho de 2018, mas apenas recentemente é que sua popularidade atingiu níveis virais pelas redes sociais - e isso se dá pela quantidade de memes que fazem referência à principal mecânica do jogo.

Durante uma partida, que pode ser disputada em modo multijogador online ou local, você é parte de um grupo de pessoas que deve conduzir tarefas de rotina para manter uma espaçonave funcionando. Entretanto, pelo menos um dos membros do seu grupo é um traidor que buscará ativamente matar a você e seus companheiros - seja pelo assassinato ou sabotando a nave até que ninguém sobreviva.

Além das tarefas comuns, então, será seu papel encontrar este traidor e assegurar sua sobrevivência. Pensando nisso, reunimos algumas dicas coletadas de fóruns online e sites de estratégia de jogos para ajudá-lo na busca pelo inimigo:

Quem está mais perto de um corpo, provavelmente é o assassino

Essa é uma dica geral e nem de longe é uma regra permanente, mas na maioria dos casos, se você encontrar alguém ao entrar em uma sala, apenas para em seguida ver um cadáver, é quase certo que a pessoa com quem você se encontrou é o assassino.

Isso porque Among Us conta com a possibilidade de relatar incidentes e, convenhamos, uma pessoa que vê um corpo e não é uma traidora, imediatamente denunciaria o cadáver. Se a pessoa por quem você passou não o fez, então é melhor você tomar cuidado.

Conheça as tarefas até do avesso

As tarefas de rotina impostas pela partida existem para manter a nave funcionando. Assim sendo, impostores tentarão ativamente sabotar o bom andamento das máquinas, geralmente evitando completar as suas próprias obrigações. Por isso, saber o tempo necessário para completar cada missão, se ela tem mais de um passo ou uma localização específica para ser conduzida é extremamente importante.

Marque quem e onde você encontra na nave

Em Among Us , o espaço da partida é consideravelmente grande. Por isso, marcar posições e salas onde você encontra outros jogadores é um conhecimento interessante.

Na verdade, esta dica se relaciona com a anterior: ao conhecer as tarefas e os locais de suas execuções, você consegue levantar mais informações sobre o porquê daquela pessoa estar demorando mais do que o normal, mesmo estando próximo do local indicado para a missão. E com isso, você já tem um ou mais suspeitos em mente.

Impostores odeiam grupos (e vão tentar te isolar deles…)

Via de regra, Among Us permite que até 10 pessoas se conectem a uma partida, cada qual com sua atribuição. O impostor (ou impostores) geralmente tentará ficar sozinho com algum outro membro, buscando uma oportunidade de eliminá-lo “na surdina”. Uma boa ideia para contrapor isso é manter-se em duplas ou trios, executando as suas tarefas normalmente.

Assim, um sempre cobre o outro e, mais além, qualquer pessoa que entre, observe você e seus companheiros para sair do local em seguida, pode ser um impostor que percebeu a dificuldade de matar alguém ali. Mas não conte sempre com isso, pois…

Você viu?

Bons impostores fingem trabalhar

Inimigos mais sagazes tendem a se mesclar no ambiente rotineiro, então não será raro você ver um impostor em uma sala com mais membros, parado em algum painel e fingindo estar executando uma tarefa. Assim que você vacilar, ele pode ir atrás ou, pior ainda, alguém junto dele pode pensar que você é o sabotador.

Uma boa forma de contra-atacar isso é observar as notificações de tarefa: objetivos em verde são obrigações completadas. Se você sabe onde e qual painel executa determinada tarefa - e este painel está ocupado porém o objetivo pertinente não aparece no vídeo, se prepare: você encontrou um inimigo camuflado entre seus amigos.

O jogo dá benefícios a impostores, mas também os entrega

Todos os jogadores de uma partida se movem no mesmo ritmo, sem exceção. Então se você está seguindo alguém que está um pouquinho à sua frente apenas para ele sumir na próxima curva, você encontrou um inimigo. Isso porque eles são os únicos que conseguem mover-se pelos dutos de ventilação da nave.

Outro benefício: membros legítimos têm um limite de visão e percorrem corredores com certo cuidado. Impostores não. Então se você ver alguém caminhando como se soubesse de tudo o que tem em seu caminho, provavelmente é porque ele sabe tudo o que tem em seu caminho. Tenha em mente que essa pessoa pode apenas ser um jogador desavisado - ou um assassino.

Impostores vão usar sua suspeita contra você

Among Us preza pela observação e atenção aos detalhes: se você suspeita que alguém próximo seja um inimigo, é natural que sua atenção fique mais concentrada nele e menos em outras coisas, como as tarefas de rotina. Um bom impostor vai perceber que você está desfocando das suas obrigações e pode identificar você como uma ameaça.

Os jogadores de Among Us constantemente se encontram em um jogo de “gato-e-rato” contra impostores, apenas para que estes os notem e sumam. Isso foi um ardil para enganar: ao tentar persegui-los, os jogadores podem ser levados a cantos isolados e acabarem sendo eliminados.

Táticas dos impostores podem ser usadas contra eles

As tarefas em Among Us são específicas, o que basicamente significa que você não verá qualquer pessoa interagindo com qualquer painel. Se um jogador entra em uma sala cheia de outros membros, olha em volta e sai, adivinhe: ele estava procurando alvos.

Ao sair, você pode muito bem segui-lo para um ponto onde você sabe ser mais isolado (e, consequentemente, uma preferência dele) ou até mesmo antecipá-lo, escondendo-se em algum lugar e esperando para ver suas ações. Claro, isso pode implicar em ele matar alguém, mas a partir do momento em que você tem a certeza de quem é o inimigo, a vitória já é sua.

Impostores podem ser bondosos (mas não sem motivo)

Todas as dicas acima servem para que você tenha uma vaga ideia do comportamento de todos em Among Us , mas nenhuma dá 100% de confirmação em suas suspeitas. Qualquer um - impostor ou não - pode, por exemplo, denunciar um corpo encontrado ou desfazer uma sabotagem. Impostores bons inclusive o fazem com frequência a fim de criar confiabilidade em suas ações.

A observância contínua é sem dúvida a melhor estratégia para que você se dê bem no jogo : apenas porque um membro da partida fez algo benéfico à nave, não significa que ele esteja livre de suspeitas. A única certeza possível neste jogo é a de que alguém está aprontando. Então fique sempre com os olhos abertos!

Among Us está disponível para download gratuito em celulares Android e iPhone , além de PCs (Windows).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!