Recentemente, os usuários começaram a ser avisados sobre os novos termos e mudanças nas políticas de privacidade no WhatsApp . O que mais chamou atenção nas alterações, que devem entrar em vigor em 8 de fevereiro, é a ideia do compartilhamento de informações com o Facebook .
Aceitar os termos é obrigatório – isso se o usuário ainda quiser usar o mensageiro. Caso isso não aconteça, a empresa afirma que, após a data estipulada, a conta dos usuários será suspensa, e só retornará ao clicar em concordar com as alterações.
No entanto, essa obrigatoriedade e a ideia de ter as informações compartilhadas com outra plataforma – mesmo que, como destaca a empresa, apenas em funções como o carinho de compras em bate-papos com lojas – pode assustar algumas pessoas.
Para ajudar com isso, separamos cinco aplicativos de conversa para quem não deseja compartilhar seus dados com o Facebook – ou simplesmente não queiram aceitar os novos termos.
Signal
Atualmente, o Signal é considerado um dos mensageiros mais seguros disponíveis. Isso porque, com a ajuda de um sistema próprio, o app é capaz de comprovar a identidade dos participantes da conversa. Por meio de uma ferramenta que gera um código único – que deve ser enviado por outro meio, como e-mail, por exemplo. Com isso, apenas o real destinatário da conversa pode acessar o conteúdo.
Sendo uma opção gratuita, o Signal traz chamadas de voz/vídeo em HD, opções avançadas para a edição de imagens e até a possibilidade de personalizar os alertas para cada um de seus contatos.
Quem precisa utilizá-lo no PC, também gostará de saber que o Signal tem versões para Windows , Mac e Linux , que podem ser baixadas por meio de seu site oficial.
Telegram
O Telegram também é bastante popular entre os utilizadores de mensageiros. A principal novidade do app é a possibilidade de criação de canais para envio de conteúdo e outros recursos exclusivos.
Para os adeptos de vários dispositivos, vale lembrar que o Telegram já possui um sistema de login em vários aparelhos.
Librem Chat
Apesar de ser a opção com menos recursos disponíveis da lista – isso se compararmos com o Telegram, por exemplo -, o Librem Chat também é uma opção a ser considerada, já que também possui criptografia de ponta a ponta em suas conversas.
Aqui, os usuários criam uma conta usando seu endereço de e-mail e, a partir disso, podem conversar por texto ou chamadas de vídeo e de voz.
Threema
O Threema , segundo a própria empresa, é um mensageiro pago e especializado em privacidade , que não exige números de telefone para que uma conta seja verificada. Com isso, os usuários têm mais privacidade, principalmente em relação à identidade e dados demográficos. Os utilizadores podem criar um nome de usuário exclusivo, que contém oito dígitos, e pode ser compartilhado por QR Code.
Wire
O Wire , o segundo app pago desta lista, também tem como foco a privacidade de dados. O software oferece contas pessoais, recursos de mensagens criptografadas e segurança. Há também a opção de integrar o aplicativo a sistemas e serviços corporativos.
Wickr.Me
O Wickr.Me oferece, assim como os anteriores, possibilidade de enviar mensagens pessoas e fazer chamadas de voz com foco em privacidade de dados. Os usuários também podem enviar mensagens que desparecem ou definir um limite para que toda a conversa desapareça. Além disso, o Wickr não armazena mensagens ou senhas no aplicativo.
Viber
O Viber é uma opção para quem gosta de participar de grandes grupos. Isso porque, há a possibilidade de criação de conversas com até 250 pessoas. Além disso, o app oferece uma funcionalidade bastante fácil e intuitiva para esconder conversas .
Aqui, também está presente a opção multiplataforma. A empresa promete que os usuários podem participar de conversas mesmo que não estejam com seu telefone. Isso pode ser feito por outros aparelhos em que a conta estiver logada, como tablets e computadores.
Kik
O grande destaque do Kik é a possibilidade de criar uma conta sem a necessidade de informar um número de telefone. A ideia é dar mais segurança para que os usuários consigam conversar sem a necessidade de compartilhar seu número. Além disso, é possível criar grupos com até 50 pessoas usando apenas hashtags.