Olhar Digital

Among Us aparece em questão da Fuvest
Reprodução
Among Us aparece em questão da Fuvest

No domingo (10), os mais de 130 mil inscritos para a Fuvest , porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), realizaram a primeira fase da prova. O exame, que contou com 90 questões objetivas, abordou diversos temas da atualidade, como o  famoso game Among Us e a rede social de vídeos curtos TikTok .  

No entanto, o que chamou a atenção foi que a prova pouco mencionou a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Ao contrário da primeira fase da Unicamp, que aplicou um exame em que a doença foi citada em várias questões.  

As redes sociais marcaram presença, assim como perguntas sobre o acordo do Mercosul e a União Europeia. Na parte de temas comuns que aparecem com frequências em provas do tipo, é possível citar o renascimento cultural, política colonial e ecologia.  

Among Us  apareceu em uma questão sobre a tabela periódica. Os candidatos tiveram de analisar alguns elementos e descobrir qual deles não fazia parte de um grupo, ou seja, qual era o impostor – assim como ocorre no popular jogo.  

Já o TikTok marcou presença na prova de inglês. Os candidatos analisaram um texto que falava sobre os impactos das redes sociais nas crianças que já nasceram rodeadas por esse mundo. 

Para a prova de linguagens, além do conhecimento avançado de gramática, os alunos responderam questões sobre livros que foram exigidos previamente. Curiosamente, das nove obras que foram recomendadas, três não tiveram questões inseridas na prova.  

De acordo com a Fuvest , a prova, que teve duração máxima de cinco horas, contou com uma abstenção de 13,2% – 17.210 estudantes -, índice um pouco maior do que o visto em 2020, que chegou a 7,9% de faltas.

Durante o exame, todos os inscritos seguiram rigorosamente todas as recomendações de segurança. Isso fez com que nenhum deles fosse eliminado.  

A partir de agora, a nota alcançada pelos candidatos será usada para cálculo da classificação da segunda fase – que está prevista para 21 e 22 de fevereiro -, além de fazer parte do cálculo da nota final. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!