Olhar Digital

Patente da tecnologia com a câmera sob a tela
Reprodução/LetsGoDigital
Patente da tecnologia com a câmera sob a tela



Um novo rumor indica que a Samsung está trabalhando em uma tecnologia que permite integrar sensores de câmera sob a tela. Se confirmado, isso pode significar o fim dos “notches” e recortes na tela para a câmera frontal. A boa notícia é que a novidade pode ser utilizada em breve pela sul-coreana no seu próximo dispositivo dobrável, o suposto Galaxy Z Fold 3 .

Por ora, ainda se trata de especulação, mas alguns fatores reforçam que a tecnologia está a caminho com algumas evidências. De acordo com uma postagem do informante Ice Universe no Twitter, o recurso UPC (Under Panel Camera, ou câmera sob da tela) deverá ser utilizado no próximo lançamento da linha Fold.

Uma patente registrada pela companhia em janeiro deste ano, justamente para integrar sensores de câmera sob a tela, também é outra indicação de que a novidade pode estar perto de sair do papel.

Além da possibilidade da tecnologia estrear no Galaxy Z Fold 3, o recurso também pode ser utilizado em alguns notebooks da fabricante.

Como funciona?

A patente da Samsung indica como a empresa pretende utilizar a novidade nos seus próximos dispositivos. O design da gigante sul-coreana revela diferentes telas secundárias no topo dos dispositivos: a primeira ocupa grande parte da área superior do smartphone , enquanto outros dois conceitos revelam um painel mais fino e outro que ocupa apenas parte da lateral superior direita do celular.

Os sensores de câmera vão ficar exatamente abaixo dessas pequenas telas, que segundo o documento da Samsung, possuem “transmissão de luz superior”, o que, pelo menos em tese, vai permitir tirar selfies e captar imagens com a câmera frontal sem perder qualidade.

Uma preocupação, é justamente se o fato de estar localizado sob a tela pode impactar de forma negativa na qualidade final das imagens. A chinesa ZTEprimeira fabricante que possui um smartphone com a tecnologia (ZTE Axon 20 5G), ficou abaixo do esperado nesse quesito.

Por fim, para ter certeza se a tecnologia será utilizada ou não pela Samsung , será preciso aguardar o lançamento oficial do Galaxy Z Fold 3 , cujo nome não é oficial. Segundo o Pocket Now , o aparelho deve chegar às prateleiras ainda em 2021 por cerca de US$ 2 mil (praticamente R$ 11 mil em conversão direta).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!