Tecnologia da IBM revoluciona debates
shutterstock
Tecnologia da IBM revoluciona debates



IBM  trabalha no desenvolvimento de uma inteligência artificial  que consegue debater sobre uma grande variedade de temas com humanos. Atualmente, a IA já é capaz de discutir sobre 100 temas diferentes com variados níveis de profundidade. 

Hoje, o programa ainda não é capaz de vencer um debate, mas os programadores acreditam que, em algum tempo, ela poderá fazer isso. O sistema faz parte do Project Debater e seu objetivo é que, no futuro, ele seja capaz de argumentar e defender seu ponto de vista sobre qualquer tema.

De acordo com o novo estudo publicado na revista científica Nature, o robô debatedor ainda não está no mesmo nível de argumentação de um ser humano e não consegue superar a nossa lógica. Um vídeo publicado em 2019 mostra até o onde a forma artificial de raciocínio pode chegar. 

Desempenho contra um profissional 

Este vídeo mostra o desempenho da inteligência artificial contra Harish Natarajan, um debatedor profissional. No experimento, o robô foi capaz de formar um argumento próprio sobre se as escolas infantis devem ser pagas pelo Estado e exemplificar o porquê de sua opinião. 

Para isso, foi usado um processo chamado de mineração de argumento, em que a inteligência artificial analisa várias informações diferentes e as classifica em diferentes seções por ordem de relevância. 

O Project Debater foi equipado com um arquivo de 400 milhões de reportagens. A partis delas, conseguiu organizar seu discurso em declarações iniciais, refutações, e considerações finais sobre 100 diferentes temas que possam gerar debates. 

Embora seja capaz de debater sobre esta diferente gama de temas, avaliadores ponderam que a inteligência artificial ainda é facilmente vencida por um debatedor profissional, mas classificam seu desempenho como decente, colocando-a em um nível médio de debate.

Muito ainda precisa ser feito para que as máquinas cheguem no nível, por exemplo, de argumentar como o Visão e o Visão Branco da série “ WandaVision ” sobre a Barca de Teseu. 

Mas se pensarmos que há menos de 10 anos ter qualquer capacidade de debate era impensável para uma inteligência artificial , podemos considerar que este caminho possa ser percorrido em pouco tempo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!