As videochamadas
em grupo estão próximas de chegar à versão iOS
do Telegram
, segundo anúncio feito pelo CEO da empresa, Pavel Durov, que confirmou o lançamento do recurso já no mês de maio. A novidade era para ter sido lançada em 2020, mas isso não foi possível (embora, em agosto de 2020, a criptografia
de ponta a ponta tenha sido adicionada às chamadas de vídeo entre duas pessoas).
“Compartilhamento de telas, cancelamento de ruídos, suporte para tablets e desktops – tudo o que você espera de uma ferramenta moderna de videoconferência, mas com a interface de usuário, velocidade e criptografia do Telegram”, afirmou Durov.
Enquanto isso, o Telegram vinha apresentando uma ascensão meteórica durante a pandemia , ampliando sua base de usuários para 400 milhões de pessoas em abril de 2020. Além da pandemia da Covid-19 , muito disso também se deu pela falta de transparência vista por internautas nas práticas de privacidade do WhatsApp , levando-os a migrarem para outras opções (um efeito similar foi sentido pelo Signal , por exemplo).
Por causa desse crescimento, Durov disse, há algum tempo, que “a quarentena globalizada destacou a necessidade de uma ferramenta confiável de comunicação por vídeo”, afirmando ainda que videochamadas seriam para 2020 o que “mensagens de texto foram para 2013”.
Ainda não há uma data específica para as videochamadas em grupo
chegarem ao Telegram
, o que nos leva a especular que o seu lançamento será feito de forma gradual ao longo do mês de maio. Se você usa um dispositivo iOS
, vale ficar de olho nas atualizações do app
.