Após quase cinco anos em desenvolvimento, o Fuchsia
, novo sistema operacional
do Google
, finalmente chegará ao “grande público”. Segundo o site XDA Developers
, o primeiro aparelho a receber o software será o Nest Hub
de primeira geração.
O “smart speaker” foi lançado em 2018 e atualmente roda um sistema próprio baseado em Linux chamado Cast OS . Embora a atualização represente uma completa reorganização interna do software, para o usuário nada vai mudar. Nem na interface do aparelho, nem em seus recursos.
Outros sistemas operacionais do Google , como o Android e Chrome OS , são baseados no Linux . Mas o Fuchsia é algo completamente novo, baseado em um microkernel chamado Zircon . Segundo o Google, trata-se de um sistema operacional “que prioriza a segurança, capacidade de atualização e desempenho”.
Análise do código-fonte mostra que ele está sendo projetado para rodar em uma imensa variedade de dispositivos , de pequenos sensores e aparelhos conectados à internet das coisas até PCs desktop. Em 2018, um guia do Google mostrava como instalar e rodar o Fuchsia em um Pixelbook ou Intel NUC.
Apesar do lançamento no Nest Hub
, o site oficial do Fuchsia
frisa que ele é um produto “em desenvolvimento”, que “irá mudar com o tempo para atender às necessidades em constante evolução dos desenvolvedores, fabricantes e consumidores”.