O YouTube
está passando por uma reformulação em seu sistema de anúncios e não deve mais permitir que propagandas sobre bebidas alcólicas, jogos de azar e política sejam veiculadas no espaço principal ou seja, topo do site e aplicativo
. O objetivo da plataforma é se tornar uma página mais inclusiva e com uma melhor experiência. “Revisamos regularmente nossos requisitos de publicidade para garantir que equilibrem as necessidades dos anunciantes e dos usuários”, explicou a empresa.
Anúncios no YouTube
Batizado de masthead, a propaganda principal fica com muito destaque, aparecendo para todos que acessam a plataforma. A ideia de remover anúncios de medicamentos controlados, álcool e jogos de azar é para evitar que algo impróprio seja exibido no YouTube . Já a remoção de conteúdo sobre política é para evitar problemas como os que ocorreram nas últimas edições das eleições nos Estados Unidos, em que o candidato derrotado, Donald Trump , comprou o espaço durante três dias.
De acordo com a plataforma, os anúncios no slot do cabeçalho podem “gerar grande alcance ou reconhecimento, mas agora esse megafone não estará mais disponível para as pessoas que desejam anunciar em determinados espaços”. Uma configuração já estava disponível antes para que quem não quisesse ver propagandas com bebidas e jogos de azar desabilitasse a opção.
Ano passado já ocorreu uma grande mudança em que o espaço passou a exibir anúncios direcionados e não mais aqueles comprados por um dia inteiro. Agora, uma nova alteração deve ser feita nos anúncios do YouTube
. “Acreditamos que esta atualização terá como base as mudanças que fizemos no ano passado no processo de reserva do masthead e levará a uma melhor experiência para os usuários”, completou o Google
.