Elon Musk brinca com Jeff Bezos
Elon Musk
Elon Musk brinca com Jeff Bezos

Está programado para daqui a pouco, às 10h da manhã desta quarta-feira (20), pelo horário de Brasília, o lançamento da nave New Shepard, da Blue Origin , que vai levar o CEO da companhia, Jeff Bezos , a voar a uma altitude de 100 km acima da superfície terrestre – atingindo a borda do espaço internacionalmente acordada, a Linha de Kármán, usada para definir o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço exterior.

Mas, nem todo mundo concorda que o destino definido é realmente considerado espaço . O CEO da SpaceX (e famoso tagarela) Elon Musk , por exemplo, não acredita nisso – uma rixa de longa data, que não deve acabar tão cedo.

Musk passou o fim de semana saboreando memes que zombaram do plano de voo de Bezos. Uma piada em particular provocou uma reação de Musk: um meme com tema “Guerra nas Estrelas” de quatro painéis com Musk e Bezos conversando sobre este “indo para o espaço”. No Twitter, o debochado bilionário respondeu com uma gargalhada.

A ironia de Musk tem uma justificativa. Embora a Blue Origin possa realmente levar Bezos para o grande passeio de sua vida até a Linha de Kármán, a fronteira entre a atmosfera e o espaço da Terra, esse ponto está muito longe de altitudes onde orbitar o planeta se torna viável dentro de uma espaçonave.

Em termos simples: o New Shepard está embarcando em uma missão suborbital, não orbital. Isso o diferencia da SpaceX , que agora envia regularmente astronautas e cargas até a Estação Espacial Internacional (ISS).

Elon Musk tem longo histórico de deboche com Bezos 

Em 2019, Elon Musk zombou da proposta de sonda Blue Moon, da Blue Origin, chamando-a de “Blue Balls” em um Photoshop bruto. “Oh, pare de provocar, Jeff”, Musk escreveu na legenda na época.

Neste ano, as tiradas continuam fortes. Em abril, Musk zombou de Bezos por não ser capaz de “colocá-lo em órbita”. Na época, a Nasa havia escolhido a SpaceX, e somente ela, para um contrato altamente cobiçado para construir uma sonda lunar capaz de pousar os primeiros astronautas na Lua desde as missões Apollo.

Tanto a Blue Origin quanto a concorrente Dynetics protestaram contra a decisão e o contrato foi suspenso.

Obviamente, a SpaceX tem uma grande vantagem na competição. A indústria do turismo espacial está apenas no aquecimento, com várias empresas oferecendo seus – embora extremamente caros – serviços para levar os ultra-ricos até os limites do espaço.

Se a zombaria e as piadas são corretas, certamente é digno de debate. Mas, pelo menos por enquanto, Musk aproveita o direito de ridicularizar seus concorrentes – ou “discípulos”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!